Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Sesc-MT realiza 1º Festival Mato-grossense de Choro em parceria com corpo musical da PM
Data:23/09/2021 - Hora:16h08
Sesc-MT realiza 1º Festival Mato-grossense de    Choro em parceria com corpo musical da PM
Orquestra Cuiabana de Choro (Foto: Luzo Reis)

O choro ou chorinho é um ritmo que já nasceu com muita história. A começar pelo próprio nome, que possui várias teorias diferentes sobre sua origem. Para homenagear esse ritmo marcante da cultura brasileira, o Sesc Mato Grosso, em parceria com o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado, realizará, nesta semana, nos dias 23 e 24 de setembro, o Festival Mato-Grossense de Choro, no Jardim do Sesc Arsenal. 

O evento gratuito contará com a participação de vários artistas trazendo o melhor do chorinho. Na quinta-feira, as atividades têm início às 16h com o ‘Workshop de Choro’, que será ministrado pelos músicos Eduardo Neves (saxofone e flauta), Victor Angeleas (bandolim), Márcio Marinho (cavaquinho) e Joelson Conceição (violão de sete cordas), onde serão abordadas técnicas e habilidades sobre os instrumentos musicais.  

Às 18h30, ocorrerá a apresentação do Trio Pingado, da Orquestra Cuiabana de Choro da UFMT em Cordas, com a participação da cantora Akane Iizuka. Já na sexta-feira (24), às 19h, será a vez do Núcleo de Choro PM-MT com músicos convidados, UFMT em Cordas e a cantora Lorena Ly. 

“O evento será uma celebração de ritmos, cultura e brasilidade. É uma forma de valorizarmos e incentivarmos músicos brasileiros a manter vivo esse estilo musical brasileiro. A programação está imperdível, por isso convidamos a todos para prestigiar o nosso primeiro festival”, destaca o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato. 

Choro 

Muitos acreditam que a origem do nome desse ritmo musical vem da corporação musical Choromeleiros, ativa nos anos 1880. Outros, acreditam que o nome se originou do Xolo, baile típico que reunia os escravos em fazendas. A questão é que, seja como for, o Choro como conhecemos nasceu do nosso solo. 

O ritmo, subgênero do Lundu, era originalmente instrumental. Com o tempo e surgimento de alguns dos chorões mais famosos da história, o ritmo ganhou mais instrumentos, mais personalidade e mais vozes. Começou a ganhar um reconhecimento maior no final do século XIX, quando invadiu os subúrbios cariocas, rapidamente escalando até a alta sociedade da época. 

 




fonte: Assessoria



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados