Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 04 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Vacina não impede o Coronavírus
Data:11/08/2021 - Hora:09h30

Em junho do ano passado, eu escrevia o artigo "Mutações do coronavírus", em que expunha a preocupação dos cientistas com a evolução do vírus pela grande quantidade de infectados no mundo e que seria imperativo que todas as nações fizessem uma quarentena rígida como a China e Itália fizeram. Diversos países não fizeram ou demoraram, surgindo mutantes mais eficientes na África do Sul, Reino Unido, Brasil e Índia. 

As vacinas vieram em dezembro. Para o Brasil, a previsão era março, quando o governador paulista fixou o dia 25 de janeiro para início em São Paulo. Depois, acertou-se compartilhar as vacinas chinesas do Dória com o Brasil, começando a vacinar no dia 17. 

O mundo já tem um ano e meio de experiência com a Covid-19, mas não aprendeu nada. Novamente, quem já vacinou metade da população crê que está tudo bem e libera-se tudo... Resultado é que os novos casos explodem! No dia 21 de julho, na France, 30.265 para 69.213, 129%, seguido nessa magnitude, Vietnã e Itália, os EUA, de 175.028 para 266.789, 52%, e o Reino Unido, de 232.448 para 328.637, 41%. Aumentos menores, mas expressivos, observa-se na Turquia, México, Holanda, Mianmar, Malásia, Espanha e Indonésia. 

Por que isso ocorre? Porque as vacinas reduzem os sintomas e as mortes, não previnem 100% a doença, nem os sofrimentos, nem as sequelas e, o mais importante, não previne os mutantes! Isso até vacinar mais que 70% da população. 

Tenho em casa o exemplo disso, minha esposa tomou a Astrazeneca completa em abril, eu tomei a primeira dose dessa vacina, e pegamos o vírus. Em 13 de junho, minha esposa testou positivo, apresentando sintomas moderados, tratou-se em casa. Em 17 de junho, foi a vez da minha filha mais nova, felizmente com sintomas leves. Dia 20, foi minha vez, apenas duas semanas da primeira dose da vacina. Tive sintomas moderados, mas a febre incessante levou-me à desidratação. Apesar de 25% do pulmão tomado, minha oxigenação estava boa, acima de para 95%. Em 14 dias, estávamos recuperados. Por sete dias, fiquei com a sentença de morte sobre minha cabeça, esperando pacientemente pelo início da recuperação, sabendo que muitos não superam. 

Acredito que pegamos a variante P1, denominada Gama. Agora, entra no Brasil a variante Delta, da Índia. Essa variante provocou uma hecatombe naquele país, embora muitos cientistas estejam dizendo que as mortes e casos continuam com números altos sem serem notificados. 

Muita gente está atrasando a segunda dose, é preciso ver a pesquisa dos Estados Unidos, em junho, 99,2% das mortes e 97% das hospitalizações por Covid-19 nos EUA foram de pessoas não vacinadas completamente. Os dados do CDC mostram que 67% dos adultos americanos com 18 anos ou mais receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 58% estão totalmente vacinados. 

Nos EUA, a variante Alfa, da Inglaterra, dominou até janeiro último, quando chegou a variante Gama, do Brasil, que se tornou dominante em meados de maio. Atualmente, a variante Delta é responsável por mais de 40% dos testes positivos e já está dominando em alguns estados dos EUA. Um grave alerta para o Brasil. ___***Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano 




fonte: Mario Eugenio Saturno



anuncie rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicitamos o rotariano Sidney Garcia que festejou data natalícia nesta semana recebendo o carinho especial dos amigos e companheiros da família Rotary. Torcemos para que tenha uma vida inteira de muitas realizações e que você consiga todas as coisas que seu coração deseja. Que esse aniversário lhe traga muitas alegrias e muitas vitórias. Soprou velinha nesta semana a simpática Claudiane Estavam Mendes a quem desejamos Paz, Amor, Saúde e Prosperidades. Que Deus lhe proporcione um novo ano repleto de felicidades e realizações. Salute!!! Nosso brinde ao aniversariante da semana Luís Mário Castrillon M. Araújo. Esta coluna deseja o melhor presente que a vida possa te dar com votos de que esta data se repita por muitos anos. Feliz Niver!!!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados