Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 05 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Quando há desequilíbrio na ajuda
Data:17/02/2021 - Hora:08h11

 

Bert Hellinger, que é o criador das constelações familiares, dizia que ajudar é uma arte. Mas a gente só pode ajudar quem pede ajuda. Caso contrário, a cura não acontece. 

Então, podemos dizer que, antes de ajudar uma pessoa ou se oferecer para ajudá-la, temos que temos que nos fazer 3 perguntas: 

A pessoa me pediu ajuda?  Às vezes vemos alguém enfrentando problemas e tentamos ser salvadores de uma situação oferecendo conselhos e tentando ajudar. Mas aí vem o questionamento. A pessoa quer nossa ajuda? Como podemos tirar alguém do estado atual se ela nem reconhece que precisa de ajuda. 

Por isso, é imprescindível que a pessoa peça a sua ajuda com todas as letras. É a condição primária para a cura. 

O segundo questionamento é “você tem condições de atender ao pedido de ajuda?” 

Às vezes queremos tanto ajudar, mas não temos condições nem de resolver os nossos problemas.  Muitas vezes, dizer não para alguém, é dizer “sim” para nós mesmos. Não tenho como dar o que não tenho para oferecer. 

E a terceira condição é “dar somente aquilo que se pede”. 

Você sabia que esse é o equilíbrio que precisamos para oferecer ajuda a alguém. Nem mais, nem menos. Se recebo demais me afasto por não conseguir retribuir. 

E ainda há um agravante. Quem não pode retribuir se sente devedor e, com isso, se afasta por estar em dívida com você e ainda tende a falar mal por não suportar estar devendo. 

Temos que ter em mente que, muitas vezes, ajudando acabamos tirando dessa pessoa, uma responsabilidade que se refere somente a ela, e que faz parte do seu processo de crescimento. Ou seja, às vezes precisamos deixar que a pessoa mesmo se vire e se ajude. 

Pense nisso. 

Bora para a vida! 

Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas. Email eluisedorileo@hotmail.com 




fonte: Eluise Dorileo



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados