Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 05 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Em reunião do comitê de saúde da câmara, Hospital São Luiz foi alvo de duras críticas
Data:12/02/2021 - Hora:08h37
Em reunião do comitê de saúde da câmara,    Hospital São Luiz foi alvo de duras críticas
Médicos, profissionais e pacientes relataram graves denúncias

Há mais de ano a população cacerense vem convivendo com a precariedade no atendimento do Hospital São Luiz, que já foi referência na região pela credibilidade e bons serviços prestados a mais de 80 anos. Só para lembrar em 2019 realizou mais de 40 mil atendimentos, reduziu a taxa de mortalidade e se tornou maternidade referência para toda a região Oeste do Mato Grosso, obtendo na época o selo Amigo da Criança.  

Mas nos últimos meses, como é de conhecimento público, vem enfrentando sérias dificuldades para continuidade na prestação de serviço, situação provocada por inúmeros fatores, entre eles segundo a gestão atraso no recebimento de repasses públicos.  

Diante de todas as situações, o Comitê de Saúde da Câmara Municipal de Cáceres, presidido pelo vereador Luiz Landim, promoveu esta semana uma reunião com autoridades, entidades de classe, profissionais de saúde e população, em busca de soluções e estratégias para melhoria no atendimento do Hospital São Luiz.,  

De acordo com Landim, são inúmeras reclamações que os vereadores vêm recebendo não só de profissionais que atuam no hospital, como pacientes que passaram por problemas sérios de descaso e negligência no atendimento. O que ficou muito evidenciado no decorrer da reunião com os depoimentos de alguns médicos, profissionais e pacientes, onde foi relatado que até fio cirúrgico o médico tem que levar de seu consultório para realizar uma cirurgia, entre outras denúncias de negligência no atendimento culminando com a morte do paciente, fatos que já foram relatados por médicos em documento encaminhados ao Ministério Público.  

Ouvido pela reportagem do JCC, o vereador e presidente da comissão, Luiz Landim, relatou que a princípio o propósito da reunião era tentar auxiliar  no processo de contratação de leitos para a Covid e buscar estratégias junto a gestão do hospital, que não compareceu e nem enviou representante, para tentar melhorar o atendimento, mas a reunião tomou outra proporção com as denúncias graves exposta por médicos, profissionais e pacientes, levando assim a comissão de saúde adotar outros posicionamentos. 

Landim ainda informou que a Ata da Reunião foi finalizada ontem e como primeira ação do comitê pós reunião, a Ata será encaminhada hoje ao Ministério Público Estadual e Federal, a todos os Conselhos de Classe, Delegacias do município, bem como hoje estarão reunidos com o Conselho Municipal de Saúde para novas deliberações e na próxima semana o comitê reunirá com a OAB e clubes de serviços para a entrega da Ata e deliberações. 

Na próxima semana também será convidado os prefeitos e secretários de saúde dos municípios para deliberação de representantes que participarão de uma agenda junto ao Governo do Estado e Secretaria de Saúde, buscando uma solução para o problema.  

“Enquanto representantes da população, nós vereadores não podemos ficar de braços cruzados diante dessa grave situação, temos que agir, nosso objetivo não é, e nunca foi de coagir ninguém, mas de buscar apoio para solucionar o problema, a população merece uma saúde de qualidade com atendimento digno e com responsabilidade”, concluiu Landim.   

Em Nota encaminhada a imprensa, o Hospital São Luiz se manifestou diante das denúncias imputadas durante a reunião do Comitê de Saúde da Câmara Municipal.  

NOTA 

Na semana do Dia Mundial do Enfermo, a Pró-Saúde reafirma seu compromisso histórico em favor dos irmãos mais pobres. À frente da gestão do Hospital São Luiz (HSL), a entidade filantrópica de direito privado destaca que o Município de Cáceres (MT) não contribuiu até o momento para a abertura de nenhum leito de Covid-19. 

O Hospital mantém diálogo constante e transparente com todos os órgãos da sociedade civil organizada, além do Legislativo, Executivo e Judiciário. Portanto, é fundamental esclarecer que ataques e acusações sem provas – que serão apurados internamente – em nada solucionam a grave crise sanitária pela qual Cáceres e todo o País atravessam. Só nesta pandemia, mais de 400 vidas foram salvas pela equipe multidisciplinar do São Luiz, que esteve na linha de frente do combate à Covid-19.  

A direção do São Luiz espera que até a próxima semana seja efetivada a contratualização para abertura de novos leitos de UTI, junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, com quem manteve parceria desde o início da pandemia.  

 

Presidente do Comitê de Saúde, vereador Luiz Landim (Foto: JCC) 




fonte: Da Redação



anuncie JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados