Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 06 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Theatro Fúria desembarca em Cáceres no mês de março com laboratório de “desanestesiar” sentidos
Data:12/02/2021 - Hora:08h14
Theatro Fúria desembarca em Cáceres no mês de    março com laboratório de “desanestesiar” sentidos
Divulgação

Será que você está vendo sua cidade com a percepção que ela, mas sobretudo você merece? Um projeto de intervenção urbana que dialoga com as artes cênicas e o patrimônio histórico e cultural de quatro cidades de Mato Grosso pretende mudar a maneira como você enxerga o mundo. 

Como? Conduzindo os participantes por um exercício contínuo de “desanestesiar” os sentidos. Idealizado pelo Theatro Fúria, o “Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos” começa em Chapada dos Guimarães, onde será realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro. 

Na sequência, desembarcam em Cáceres, onde ficam entre os dias 5 e 7 de março. No mesmo mês, de 19 a 21 estarão em Cuiabá e por fim, chegam a Poconé, onde o projeto será realizado entre os dias 26 e 28 de março. Para se inscrever, basta acessar o site do Theatro Fúria (www.theatrofuria.com). 

A oficina para “desanestesiar” os sentidos é gratuita e voltada ao público adulto e profissionais de várias áreas do patrimônio, como historiadores, arquitetos, guias e sociólogos, por exemplo. 

A idealizadora do projeto, Carolina Argenta que atua ao lado de Péricles Anarckos no Theatro Fúria – ambos são diretores e atores de teatro – conta que ele foi realizado experimentalmente nos anos de 2019 – com alunos da MT Escola de Teatro – e em 2020, foi aprimorado no projeto de residência artística Arvinte. O patrimônio histórico de Parnaíba, no Piauí, também foi cenário de imersão.    

Ela explica que para compor a rota de circulação foram escolhidas cidades que possuem riqueza histórico-patrimonial. “E além disso, onde sabemos que há interesse em roteiro cultural”. Segundo Carolina Argenta, ao longo do trajeto programado para cada cidade, os participantes são estimulados a se integrar ao cenário, despertando a autoestima e identificação com o local onde se habita. 

“Nas primeiras duas imersões, ao final, nos surpreendemos com relatos de ‘redescobertas’. Somos educados e treinados desde a infância para anestesiar os nossos sentidos e empobrecer as nossas percepções em relação ao mundo que vivemos e a nós próprios. É isso que o laboratório quer mudar”. 

Péricles reforça que mais do que um laboratório de experiência visando as sugestões de exercícios diários para readquirir os nossos sentidos perdidos, este é um laboratório prático. 

“Parece muito sensorial, mas ao explorar a arquitetura e ecologia urbana, a história do local, seus personagens mais marcantes e as pessoas que o habitam, nossos sentidos ficam em alerta. Percebemos que podemos deixar de ser ‘forasteiros’ na nossa própria cidade”. Na condução dos participantes a dupla do Theatro Fúria respeita a cultura local e o ponto de vista pessoal de cada participante, que eles preferem chamar “intercambiador”. 

“O Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos é uma ferramenta preciosa para formar o que o Theatro Fúria chama de Desenvolvimento das Bolhas Afetivas. Não com a intenção de separar, mas de proteger. Não se escondendo das turbulências, mas percebendo as existências”. 

Começa com uma palestra a respeito do anestesiamento dos sentidos, - especialmente os da visão e o da audição - como isso acontece, quando e porquê. Na sequência, os participantes vão para a rua para experimentar modos de como desanestesiar os sentidos perdidos. Um documentário registra os “encontros”.     

A nova fase do projeto foi selecionada no edital MT Nascentes do Governo de Mato Grosso por meio de sua Secretaria de Estado de Cultura, Esportes, e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc, implementada pelo Governo Federal via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

“O projeto de circulação amplia o alcance dos recursos, contemplando ainda mais mato-grossenses com atividade de formação gratuita e neste caso, que podem incluir ainda, pessoas interessadas em roteiro turístico. As cidades vão se agitar com a chegada do Theatro Fúria”, diverte-se o secretário estadual, Beto Machado. 

Integram a equipe do projeto, Juliana Queiroz (fotografia), Ana Carolina de Mello (cinegrafista) e João Régis (edição de vídeo). 

 

 




fonte: Assessoria



rotary anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados