Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 06 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Inscrições abertas e gratuitas para o curso Técnico em Agentes de Saúde e de Combate às Endemias
Data:17/12/2020 - Hora:07h12
Inscrições abertas e gratuitas para o curso Técnico em    Agentes de Saúde e de Combate às Endemias
Cerimônia de lançamento (Foto: Ângelo Varela/ALMT)

O presidente da Câmara Setorial Temática (CST), dos Agentes Comunitários de Saúde  e Agentes de Combate a Endemias na Assembleia, deputado Max Russi (PSB), anunciou, a abertura das inscrições para o curso gratuito de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), com ênfase em Combate à Endemia. 

O pré-lançamento foi realizado durante a cerimônia de projeção do Programa Social “Ser Família”, liderado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2021 pelo site: www.tacsmt.com.br

O curso é oferecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA), e apoio do Governo do Estado. A capacitação é voltada exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) que possuem ensino médio completo e atuam no estado. São 1.200 vagas nos 141 municípios. O início das aulas semipresenciais está previsto para fevereiro. 

A ideia do curso de qualificação surgiu após a instalação da CST, em agosto do ano passado. 

“O curso qualifica e prepara esses profissionais para atender melhor as famílias de Mato Grosso, além de oferecer a oportunidade de aumentar a remuneração salarial dos agentes, dependendo do plano de cargos e carreiras de cada município”, declarou o deputado. 

Max Russi ressalta a função social exercida pela categoria à população, por isso, o pré-lançamento simultâneo ao Programa “Ser Família”, que busca atender famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Os agentes de saúde e endêmicos têm também um importante papel social ao levar informações, orientações e identificar as primeiras necessidades das famílias”, reiterou. 

Segundo Carlos Eduardo Santos, relator da CST, pela primeira vez a Assembleia Legislativa tem uma Câmara Setorial que trata exclusivamente dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Estado. 

"A prioridade é a qualificação desses profissionais, porque além de ser um investimento na área da saúde, também agrega mais conhecimento aos agentes, que estão diretamente nas residências e atendem as primeiras necessidades das famílias de vários municípios de Mato Grosso”, lembrou.  

A Câmara Setorial Temática é composta por membros representantes do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Contas, Defensoria do Estado, Sindicato da categoria, União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) e Escola do Legislativo. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate à Endemias no Estado de Mato Grosso (Sintrace-MT), Wilson Cutas, parabenizou a Assembleia Legislativa por proporcionar essa condição aos profissionais, saindo na frente de muitos estados. 

"Fico muito feliz com a realização do curso, principalmente porque vem num momento oportuno, onde os agentes comunitários de saúde e de combate à endemias têm condições de se qualificar para levar saúde pública de qualidade à população que realmente necessita de atendimento".  

O diretor executivo do Instituto Brasil Adentro, Lucas Calasans Corrêa da Costa Mendes, explica que a parceria com a Assembleia Legislativa firma o compromisso da entidade em oferecer gratuitamente o curso de profissionalização aos agentes de saúde e endêmicos, visando a melhoria de qualidade na prestação de serviços para a comunidade. 

“Estamos trabalhando desde outubro com a nossa equipe técnica e parceiros para fornecer o curso em Mato Grosso, da melhor forma possível, atendendo às reais necessidades dos agentes quanto à capacitação profissional e em conexão com conteúdo de pessoas experientes na área da saúde básica”, concluiu. 

Sobre o Curso 

Para participar do curso é necessário comprovar atividade na área, possuir ensino médio completo e atuar em Mato Grosso. São cerca de 1.200 vagas, com carga horária mínima de 1.200 horas. Os módulos serão semipresenciais, ou seja, todas as aulas em formato de Ensino à Distância (online), com adição de duas aulas presenciais por mês, realizadas nas cidades polos. 

Os participantes terão direito a material didático digital e impresso, apoio pedagógico com tutores online e presencial, além de aulas práticas. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o participante terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

 

 




fonte: Assessoria



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
sICREDI RS
Multivida
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados