Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 06 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Cáceres se despede do artista plástico Sebastião Mendes
Data:10/10/2020 - Hora:09h37
Cáceres se despede do artista  plástico Sebastião Mendes
Sebastião Mendes deixará saudades aos amigos e ao mundo artístico (Foto: Arquivo)

Cáceres se despediu ontem de um de seus maiores artistas plásticos. De um talento surpreendente, mas acima de tudo um ser humano fantástico, Sebastião Mendes, faleceu aos 54 anos, vítima de morte súbita em seu sítio, na região do Taquaral, quando segundo informações ajudava no combate a um incêndio num sítio vizinho.   

Autodidata, ele começou a desenhar e pintar aos oito anos de idade e aos 16 participou de sua primeira exposição coletiva, sendo que em 1995, começou a expor seus trabalhos pela Europa, passando por países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bélgica, Espanha, Suíça, Noruega, Finlândia e Nova Zelândia, Austrália, etc.  

No Brasil, sua obra foi apresentada ao público nos Estados de Mato Grosso, São Paulo Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros.   

Sua especialidade era observar a riqueza dos detalhes para transformá-la em arte, que ganhava beleza em cores e formas. Em suas obras o artista expressava o cotidiano da cultura mato-grossense na figura do ‘caboclo’, em uma mistura de pluralidade cultural-brasileira, mostrando nas telas a ‘Brasilidade e a Cultura Mato-grossense’. O homem do campo em sua rotina, pensando na vida, no descanso da lida sentado no pé de uma árvore, a mulher ribeirinha perto de um aguapé ou uma flor, pescadores na canoa, enfim, todas as cenas da simplicidade da vida do mato-grossense. 

Mendes era considerado pelos críticos de artes como um dos principais nomes do Expressionismo Figurativo do país. O artista caracteriza-se pela abordagem do cotidiano pantaneiro, com traços que chamam a atenção pela sobreposição de cores, luminosidade e leveza.  

Ele ocupava a cadeira número três da Academia Brasileira de Belas Artes, por onde passaram grandes artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, sendo esta última sua grande inspiração e influenciadora. 

Nas redes sociais, amigos, parentes, admiradores, artistas lamentaram a precoce partida do artista que deixa aos cacerenses um legado eternizado por meio da arte, retratando o amor à sua terra.  

Algumas de suas obras:

BRASILDADES

CULTURA MATOGROSSENSE

DIA DO PESCADOR

MÃE E FILHO COLHENDO PEQUI

MULHERES TOCANDO VIOLA DE COCHO

NAMORO NO JARDIM

CONECTANDO COM O MUNDO - Obra exclusiva para o Rotary

SOCANDO PAÇOCA

SÃO FRANCISCO DE ASSIS COM BICHOS DO PANTANAL

TRIO IMPECÁVEL

VIDA NO CAMPO II

 




fonte: Da Redação



anuncie aqui JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
zoom
Multivida
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados