Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 06 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Professora aprovada em cadastro reserva, consegue vaga definitiva em Cáceres após atuação da Defenso
Data:24/09/2020 - Hora:08h14
Professora aprovada em cadastro reserva, consegue vaga definitiva em Cáceres após atuação da Defenso
Professora Evyane Serapião (Foto: Assessora)

Desempregada desde março, com o início da pandemia, a professora Evyane Serapião, 42 anos, recebeu a notícia da realização de um de seus sonhos profissionais, o de ser servidora pública, no fim da tarde de segunda-feira (21). A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu na Justiça que a prefeitura de Cáceres dê posse a ela, para que ocupe a vaga de professora na Escola do Campo, em Clarinápolis, zona rural do município. 

“Até chorei com a notícia e ainda estou sem acreditar. Esse é um daqueles casos que a gente se prepara tanto para receber a informação, que na hora que ela chega, de tão desejada, soa até inacreditável. Eu e minha família estamos muito felizes. Agora é aguardar a posse pra comemorar”, disse. 

A professora conta que trabalha na área desde 2016, quando concluiu a faculdade de pedagogia e desde então, sempre trabalhou com contratos temporários. “Todo ano, nós professoras, vivemos a angústia de imaginar se vamos conseguir renovar o contrato no ano seguinte e mesmo, até quando ele vai durar. É uma pressão psicológica que associada a todo o trabalho de ser professora, é muito desgastante. Por isso, quando surgiu o concurso, desejei muito passar”, conta. 

Evyane concorreu a uma das 11 vagas criadas pelo município de Cáceres, no edital 002/2017, para compor os quadros de professores da Secretaria Municipal de Educação. Porém, ela não conseguiu pontos suficientes para passar nas vagas, mas afirma que nunca perdeu a esperança por ter se classificado em primeiro lugar, no cadastro de reserva. E a esperança foi reforçada quando ela soube que, uma das aprovadas para a quarta vaga, pediu exoneração para assumir outro concurso. 

“Aguardei o município me chamar e como não aconteceu, busquei informações e fiquei sabendo que eles já tinham contratado uma professora para a vaga. Foi ali que me senti injustiçada e procurei ajuda na Defensoria. Contei a minha situação e eles me explicaram que eu tinha chances. Juntei todos os documentos que me pediram e o processo começou”. 

O defensor público Saulo Castrillon explica que entrou com um mandado de segurança, com pedido liminar, em favor da professora, logo após receber as informações. E que conseguiu decisão para que ela fosse empossada à época. Porém, no mérito, a decisão foi revertida, acatando o argumento do município, de que a classificada não estando entre as aprovadas, não teria direito à vaga. 

“Recorremos da decisão de primeira instância no ano passado e agora, o desembargador do Tribunal de Justiça, Márcio Vidal, concedeu o mandado de segurança em favor dela, determinando que a prefeitura a emposse. E como é um recurso, acreditamos que é bem difícil revertê-lo, pois para isso o Município tem que entrar no STJ, STF, em Brasília, com recurso especial extraordinário, onde é mais difícil de reformar”, avalia Castrillon. 

O defensor explica que como a decisão do desembargador não determina uma data para que a Prefeitura dê a posse, ele entrará com pedido de execução da decisão. A vaga que Evyane disputa foi deixada em aberto em 24 de maio de 2018, quando a quarta colocada no concurso pediu exoneração. 

“Agora só tenho a agradecer à Defensoria Pública e começar a fazer planos. A escola na qual vou dar aula fica a 50 km da cidade de Cáceres, terei que ir e ficar a semana toda lá, pois não tem ônibus para a região. Mas, esse sacrifício valerá a pena para ter um pouco de paz e tranquilidade mental, pois sei que sou uma ótima profissional e que isso não era o suficiente para eu manter meu emprego”, avalia Evyane, que é casada e mãe de dois filhos. 

 

Defensor público Saulo Castrillon (Foto: Assessoria) 




fonte: Assessoria DPMT



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
sICREDI RS
zoom
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados