Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 07 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Juiz acata pedido de estudo para reforçar segurança na Serra do Serra do Mangaval
Data:23/07/2020 - Hora:07h12
Juiz acata pedido de estudo para reforçar segurança na Serra do Serra do Mangaval
Serra do Mangaval: índice alto de acidentes (Foto: Arquivo)

O juiz federal Mauro Cesar Garcia Patini, da 1ª Vara Federal de Cáceres, atendeu parcialmente ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre o reforço da segurança na BR-070, em razão do alto índice de acidentes próximo à Serra do Mangaval. Conforme estudo comparativo realizado, no trecho de 5 km da serra ocorre uma média de 24 acidentes por km, enquanto no restante da rodovia, apenas 3.

A ação foi assinada na semana passada. Conforme narra o documento, o Ministério Público Federal (MPF) havia instaurado procedimento com objetivo de apurar a segurança do tráfego da BR-070, a partir da demanda da comunidade local.

No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu que foram instalados radares fixos em dois locais ao longo do trecho, além de defensas metálicas e sinalização horizontal e vertical, no segundo semestre de 2014.

Porém, as medidas não foram suficientes para obter um nível satisfatório de prevenção a novos acidentes, por conta do excesso de velocidade dos condutores, especialmente veículos pesados. Sobre a possibilidade de duplicação da via, o departamento informou que estava realizando um estudo de viabilidade técnica do local.

Eles alegam ainda que no segmento central da Serra, foram instalados mais radares, totalizando 8 equipamentos. Houve redução de 77% do número de acidentes, segundo o DNIT.

No período de 2011 a 2013 ocorreram na BR-074, no trecho entre o Km 691 e Km 696 - Serra do Mangaval -, um total de 37 acidentes com vítimas, resultando em 40 pessoas lesionadas e 5 pessoas.

Relatório Analítico de Atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros indica a periculosidade do trecho conhecido como Serra do Mangaval, atribuindo à existência de uma cadeia de morros que criam diversos aclives e declives.

Apesar das medidas do DNIT, o magistrado entendeu que é necessário realizar um novo estudo técnico, com por um engenheiro com notável conhecimento e experiência no campo de engenharia de trânsito.

“Diante das estatísticas de frequentes mortes no local, tudo devidamente comprovado documentalmente pela parte autora, trazendo segurança e fundamentação mais que o suficiente para uma determinação coercitiva por parte da Justiça Federal, há que se determinar a imediata análise técnica do trecho e implementação de medidas de segurança”, escreveu.

Julgando parcialmente procedente o pedido, ele determinou a elaboração do estudo técnico no prazo de 60 dias, além da execução das medidas necessárias e recomendadas pelo engenheiro, também em 60 dias após sua conclusão.

 




fonte: Gazeta Digital



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
Multivida
zoom
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados