Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 07 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Lei garante comunicação digital entre hospitais e familiares de pacientes com Covid-19
Data:16/07/2020 - Hora:17h42
Lei garante comunicação digital entre hospitais e familiares de pacientes com Covid-19
Assessoria

A dificuldade em se obter informações sobre o estado de saúde de pacientes acometidos pela Covid-19, internados nas unidades hospitalares de Mato Grosso, está com os dias contados. Entrou em vigor, na última segunda-feira (13), a Lei 11.168/2020, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), determinando a implantação de procedimento virtual para o envio de informações e acolhimento de familiares de pessoas internadas por Covid-19. Ela vale tanto para hospitais da rede pública quanto para instituições privadas instalados no estado.

Segundo a nova lei, “ao receberem os pacientes em suas enfermarias, CTIs (Centros de Tratamento Intensivo) ou UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo), estas instituições de saúde devem providenciar, já na entrada do paciente, um formulário que contenha dados de ao menos 1 (um) familiar ou pessoa próxima capaz de receber informações sobre o estado de saúde do paciente”.

Nos casos de internação de pessoas inconscientes ou que não saibam informar o contato de pelo menos um familiar ou pessoa próxima, o hospital deverá iniciar, imediatamente, a busca ativa com auxílio de assistente social. As informações devem ser atualizadas e enviadas diariamente ao responsável cadastrado.

lei determina o envio de informações por meio digital, via aplicativo de mensagem, e em formato de áudio. “Isso irá facilitar que mesmo pessoas com dificuldades de enxergar ou para ler possam ter todas as informações sobre seus entes internados”, explicou o deputado Valdir Barranco. Na impossibilidade de adoção desta medida, as informações deverão ser enviadas via e-mail ou por outra via de comunicação eletrônica. Em último caso, por contato telefônico.

Em caso de óbito do paciente internado, o hospital também deverá utilizar o novo meio de comunicação. A mensagem deverá conter informações acerca da causa mortis e os procedimentos necessários para a liberação do corpo.

Os hospitais estão proibidos de encaminhar ou disseminar estas mensagens sobre o estado de saúde dos pacientes para qualquer outra pessoa que não esteja cadastrada.




fonte: Assessoria



AREEIRA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
sICREDI RS
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados