Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 07 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Projeto Bichos do Pantanal abre 300 vagas para evento virtual gratuito de capacitação ambiental
Data:03/06/2020 - Hora:15h10
Projeto Bichos do Pantanal abre 300 vagas para evento virtual gratuito de capacitação ambiental
Assessoria

Em homenagem à Semana do Meio Ambiente e aos seus benefícios para o ser humano, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental preparou uma Cartilha com conteúdo e desenhos para estimular o aprendizado de crianças e adolescentes sobre os elementos da natureza. Este material vem do desejo de mostrar às crianças que o Pantanal não é um local distante, desconhecido, mas sim um ambiente que integra cada animal, cada árvore, e toda a paisagem, ao dia a dia das pessoas que vivem na região.
Para trazer à luz a importância do aprendizado como construção da sustentabilidade, pesquisadores do Projeto apostam na Educação Ambiental nas escolas e a formação do sujeito como forma pedagógica de conexão com a natureza. “Nosso conceito é Conhecer para Preservar desde a primeira infância. Se você conhece, toca, experimenta, você também amplia seus sentimentos em relação ao meio ambiente, e a partir disso, abre-se um mundo diferente na forma de se relacionar com a natureza”, diz Jussara Utsch.
Para adultos e educadores, duas ações especiais e inéditas entraram na programação da semana. A TV É O BICHO, um espaço para a troca de ideias, experiências, difusão de informação, aprendizado, tecnologias e inovação, com curtas sobre a biodiversidade pantaneira, educação ambiental, turismo sustentável e conversas com personalidades que atuam no meio ambiental 
Hoje dia 3 de junho, às 10h, horário de Brasília (9h no Mato Grosso), o ecólogo Douglas Trent, Diretor de pesquisa e de relações internacionais, e o biólogo prof. Mahal Massavi, coordenador de educação ambiental, ambos do Projeto, abordarão o tema “Diálogos na construção da educação ambiental”, trocando experiências com Yana Marull, jornalista, escritora e ilustradora de livros sobre natureza, meio ambiente e os biomas do Brasil; Pedro Belga, biólogo, presidente da ONG Guardiões do Mar, coordenador do Projeto UÇÁ e articulador socioambiental de lideranças comunitárias e da pesca na Baía de Guanabara; Cynthia Ranieri, bióloga marinha especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos e, também, coordenadora da Educação Ambiental do Projeto Albatroz, parte integrante da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha/Biomar da Petrobras, e Maíra Borgonha, oceanógrafa, Mestre em desenvolvimento e meio ambiente e coordenadora geral do Projeto Meros, que aborda temas ligados ao ambientes costeiros e marinhos.
As inscrições são gratuitas e online pela plataforma Sympla:  https://www.sympla.com.br/dialogos-na-construcao-da-educacao-ambiental__867061. Os participantes receberão um certificado de participação. 
No dia 5 de junho, encerrando a semana na data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, às 17h (horário Brasília) e 16h (horário do MT), o Prof. Dr. Claumir César Muniz, biólogo e especialista em Educação Ambiental para Conservação do Pantanal e coordenador da pesquisa de Ictiofauna do Projeto Bichos do Pantanal falará sobre Peixes ornamentais. Preocupações e potencialidades no Pantanal Matogrossense” ao lado de Fernando Aburaya, biólogo e agrônomo, Mestre em ecologia e conservação da biodiversidade.

Essa atividade também faz parte da programação TV É O Bicho, mas será  divulgada em uma Live pelo Instagram Bichos do Pantanal (@bichosdopantanal).
 
Doutora natureza

A obra  de Richard Louv “A Última Criança na Natureza”, apresenta uma síntese de pesquisas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico. “Caminhar por uma hora na mata ou parques, observando árvores, pássaros ou qualquer outra forma da natureza, tem um impacto positivo enorme sobre nossa saúde e inclusive neurológica”, diz Douglas Trent, ecólogo americano presente há 40 anos no Brasil e Diretor de pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, desde 2013. “Ao estabelecer relações com a natureza em sua totalidade, de forma concreta, as crianças compreenderão que são parte de um sistema e se ajustam à novas dinâmicas, assimilando o conhecimento que pode levar à modificação da qualidade e estilo de vida delas e de gerações futuras. Esse fator transforma mentalidades e tem uma incidência terapêutica em tratamentos físicos, emocionais e neurológicos, capaz inclusive de acalmar o comportamento de uma criança com TDDA (Transtorno de Déficit De Atenção)”, afirma.
  
Projeto Bichos do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do Mato Grosso.

Saiba mais em: www.bichosdopantanal.org
 
Instituto Sustentar

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

Saiba mais em: https://institutosustentar.net/
 
Mais informações

Facebook: Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar  https://www.facebook.com/bichosdopantanal/
Instagram: Bichos do Pantanal  https://www.instagram.com/bichosdopantanal/
Youtube: Bichos do Pantanal - https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal
Twitter: Bichos do Pantanal  https://twitter.com/BichosPantanal
TV É O BICHO: https://www.sympla.com.br/dialogos-na-construcao-da-educacao-ambiental__867061
Para baixar a Cartilha: http://www.bichosdopantanal.org/wp-content/uploads/2020/05/Atividades-de-Educação-Ambiental.pdf




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
sICREDI RS
zoom
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados