Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 07 de Julho de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
FIPe
Sesi e Senai fecham unidades em Cáceres e demitem colaboradores
Data:08/05/2020 - Hora:06h58
Sesi e Senai fecham unidades em Cáceres e demitem colaboradores
Unidade do Sesi em Cáceres já fechou (Foto: JCC)

As unidades físicas do Sesi e Senai de Cáceres e Juína serão fechadas, assim como o Senai Barra do Garças. A decisão, anunciada ontem (07), é consequência direta do corte de 50% determinado pelo Governo Federal sobre a contribuição compulsória das indústrias ao sistema. O fechamento será imediato em Barra do Garças e Juína. Em Cáceres, todas as atividades existentes ficarão concentradas na unidade do Senai até que sejam concluídas e a unidade também suspenda o funcionamento. Já em Rondonópolis, o Sesi vai funcionar no mesmo prédio da unidade Senai.

A diretora regional do Senai MT e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, esclarece que os atendimentos continuarão disponíveis em todos os municípios do estado, seja por meio das unidades móveis, atendimentos não presenciais ou nas indústrias. “Não gostaríamos de fechar nenhuma unidade. Passamos semanas estudando profundamente todos os cenários, tomamos inúmeras medidas para reduzir custos e ampliar receitas, mas ainda assim essa medida foi inevitável. Precisamos ser realistas se quisermos dar continuidade à nossa atuação pelo desenvolvimento industrial de Mato Grosso”, afirma.

O impacto do corte nos recursos somado à crise gerou uma perda de R$ 30 milhões ao Sesi e Senai MT em 2020. Isso corresponde a 20% da arrecadação prevista para todo o ano. Por isso, as unidades cuja sustentabilidade dependia majoritariamente da contribuição compulsória estão sendo desativadas.

Com o fechamento, haverá remanejamento de pessoas e também cortes de vagas nas duas instituições, afetando cerca de 15% do total dos profissionais. Ainda de acordo com Lélia Brun, a decisão pelos cortes foi uma decisão muito difícil. “Fizemos todas as projeções e estudos possíveis. Reduzimos a carga horária e os salários por 90 dias, reduzimos custos, renegociamos e cancelamos contratos com fornecedores, cancelamos eventos, proibimos despesas com viagens e diversas outras ações. Com o fechamento das unidades, buscamos remanejar o máximo de pessoas que pudemos, para minimizar a necessidade de cortes. Mas, infelizmente, a redução do recurso foi muito impactante para as nossas instituições”, ressalta.

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, destaca que tanto o Sesi quanto o Senai MT continuam engajados no combate à crise, atuando em todas as frentes possíveis.

Quanto a continuidade do atendimento às indústrias, ele assegura, ainda que haja uma tendência de retração na economia, todas as demandas serão atendidas, mesmo nas regiões que não têm unidades físicas. As duas instituições seguem oferecendo inúmeros serviços não presenciais. Cursos online gratuitos, webinars, debates online e outros serviços estão disponíveis a partir do portal fiemt.ind.br, que dá acesso tanto aos conteúdos do Sesi quanto do Senai. As duas unidades do Sesi Escola também foram adaptadas para a crise, com investimento em digitalização para permitir a continuidade das aulas sem presença física.

Em nota alguns ex-funcionários procuraram o Jornal Correio Cacerense, para expor a situação enfrentada por eles, em decorrência da demissão em massa ocorrida no Sesi e Senai em Cáceres.

Segue a Nota na Íntegra:

“Fomos atingidos pelo impacto causado pelo COVID-19, na data do dia 07/05/2020, por uma determinação de demissão em massa, consequentemente assim colocando cerca de 35 funcionários em situação de desemprego. Funcionários estes que foram totalmente pegos de surpresa, e ainda por cima não receberam aporte nenhum por parte do sindicato SENALBA – MT. Assim afetando diretamente e indiretamente todos os ex-funcionários, que contribuíram durante anos para o funcionamento do Sistema FIEMT na cidade de Cáceres, cujo a população cacerense pode usufruir das unidades SESI e SENAI, tendo contato diretamente com todos os ex-colaboradores. Todos necessitamos desse emprego para o sustento de nossas famílias, muitos de nós temos familiares acometidos por alguma enfermidade, que dependia do plano de saúde que o Sistema proporcionava.  Sem trabalho remoto em muitos cargos, ficamos exposto ao COVID-19 ao saímos de nossas residências para ir trabalhar, hoje nos encontramos numa situação de vulnerabilidade, pois sabemos a situação do desemprego que assola o mundo e principalmente Cáceres por ser uma das cidades mais pobres do Estado. A princípio o sistema impôs a redução salarial e a jornada de trabalho, para conter o caos econômico, evitando com a medida as demissões, o que foi acolhido por todos. Porém, para nossa surpresa, na data de ontem recebemos a fatídica notícia da demissão em massa. Por este ato, repudiamos a medida tomada pelo Sistema FIEMT.

 

 



fonte: Redação com Assessoria



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sICREDI RS
zoom
Multivida
moto
High Society
Felicidades ao mais novo casal Guilherme Bicudo e Eloá Luchessi Ribeiro pela união matrimonial. Que este novo capítulo de suas vidas seja repleto de amor, felicidade e muitas realizações. Que cada dia juntos seja uma nova página de uma linda história a dois, marcada por momentos inesquecíveis e sonhos compartilhados. Mais um ano de vida foi festejado pela nossa querida leitora, a socialite Adriana Maciel Mendes Merotti, que comemorou a data na segunda-feira ao lado do maridão e amigos. Que Deus lhe conceda muita saúde, alegrias e amor, são os votos da família do JCC. No rol dos aniversariantes da semana registramos colhendo mais uma rosa a querida Jucyara Sortica. Feliz Aniversário Ju, que você possa comemorar muitos anos de vida, com saúde e alegrias.
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados