Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Grave crise fiscal registra queda do PIB no trimestre
Data:31/05/2019 - Hora:07h52
Grave crise fiscal registra  queda do PIB no trimestre
Fesspmesp

A economia brasileira colecionou mais um trimestre de decepção, com queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) entre janeiro e março de 2019 – o primeiro recuo desde 2016. Os últimos anos têm deixado evidente que falta força para o Brasil crescer. O país parece estar diante de um círculo vicioso, sem sinais de retomada vigorosa.

Num ambiente de grave crise fiscal e elevada incerteza, o país espera por medidas e reformas que tirem as contas do governo do vermelho e tragam algum crescimento. Até lá, empresários deixam de investir, e consumidores adiam decisões de consumo. Neste início de ano, todos os setores, em especial, a indústria deram sinais de fraqueza.

Como consequência, o desemprego segue alto e a economia não dá sinais de reação, tirando fôlego das receitas do governo e dificultando ainda mais o processo de ajuste das contas públicas. As últimas projeções mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer apenas 1% este ano.

Consequência deste desempenho, deve fazer com que as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 piorem ainda mais. Com o fraco resultado da atividade econômica observado entre janeiro e março, passou a ganhar força entre os analistas um cenário de que o crescimento do Brasil neste ano possa ser inferior a 1%.

"Os números do primeiro trimestre reforçaram o quadro de uma economia fraca", diz a economista e sócia da consultoria Tendências, Alessandra Ribeiro. A Tendências projetava crescimento de 1,6% para 2019, mas agora deve revisar esta projeção para abaixo de 1%.




fonte: G-1 com Redação



Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados