Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 22 de Março de 2025
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Argentina quer estreitar relação comercial com Mato Grosso
Data:14/06/2017 - Hora:07h37
Argentina quer estreitar relação  comercial com Mato Grosso
Ascom Famato

O Fórum Agro MT recebeu nesta segunda-feira (12/06) a visita de dois representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. Os argentinos querem estreitar a relação comercial com Mato Grosso por reconhecerem a liderança do estado na produção agropecuária.

“Nos últimos anos a Argentina percebeu a importância do Estado de Mato Grosso na economia do país, visto que o PIB nacional cresceu 1% no primeiro trimestre graças à produção agropecuária”, afirmou o Ministro Conselheiro da Embaixada da Argentina no Brasil, Leopoldo Francisco Sahores. Além dele, participou da reunião o secretário da embaixada, Julián Vazeilles.

O desenvolvimento da hidrovia Paraguai-Paraná foi um dos temas mais abordados no encontro. “Já falamos com muitos atores relevantes no Brasil que concordaram que ainda existem muitos gargalos para a operação da hidrovia. Mas a ideia é atrair mais investimentos para viabilizá-la”, afirmou Sahores que acredita que o modal poderá aumentar as relações de exportações entre ambos os países.

Conforme Sahores, existe também a intenção de criar uma Câmara do Comércio entre Mato Grosso e a Argentina e talvez até uma Federação de Câmaras do Comércio da Argentina com outros estados do Brasil. O governo argentino também pretende, até o final do ano, fazer um seminário para discutir o que pode ser feito para viabilizar a hidrovia Paraguai-Paraná.

Segundo informações do Ministério dos Transportes, hoje o transporte no rio Paraguai é limitado a um número restrito de commodities, principalmente minérios e açúcar, mas tem potencial para escoar grãos, como soja e milho e farelo de soja.

O presidente do Fórum Agro MT e da Famato, Normando Corral, destacou o potencial da produção agropecuária de Mato Grosso e a importância das hidrovias para o Estado. “Mato Grosso tem uma extensão territorial muito grande. A hidrovia seria mais uma opção para o escoamento da produção. Temos três em potencial no Estado: a Teles Pires-Tapajós, a Paraguai-Paraná e a Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins”, explicou.

A visita dos representantes da embaixada foi intermediada pelo Senador José Medeiros. Segundo ele, já foram realizadas duas reuniões de trabalho em Brasília. Num próximo momento, o embaixador Carlos Magariños virá para o Brasil numa visita oficial.

As reuniões continuam hoje com representantes do governo de Mato Grosso e amanhã (13/06) nas Federações da Industria (Fiemt) e do Comércio (Fecomércio).

Participaram do encontro, lideranças e representantes das entidades Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat que, junto com a Famato, compõem o Fórum Agro MT.




fonte: Ascom Famato



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nosso brinde ao médico Dr. Rodrigo Perez, que neste sábado comemora mais um ano de vida. Ao aniversariante nossos sinceros parabéns com votos de saúde, paz e realizações. Feliz Ano! No rol de aniversariantes registramos marcando golaço no placar da vida o amigo de longas datas José Augusto Martins, que recebeu os abraços dos amigos e familiares. Muitos anos de vida é o que lhes desejamos. Na foto com a filha Marina. E o destaque em tão maior desta coluna é dedicado ao nutricionista Bruno Michelis Saravy, que celebra na próxima segunda-feira mais um natalício. Que esse novo ciclo seja pleno de alegrias, sucesso e momentos incríveis. Que Deus proteja sua vida e realize todos os seus sonhos! Parabéns!
Ultimas notícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados