Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Sema, MP, PJC e Nupemec realizam mutirão para conciliação de pendências por infrações ambientais
Data:17/11/2023 - Hora:08h19
Sema, MP, PJC e Nupemec realizam mutirão para conciliação de pendências por infrações ambientais
Assessoria

Teve início nesta quinta-feira (16) a segunda edição do Mutirão da Conciliação Ambiental. A ação proporciona um caminho mais rápido para o principal objetivo do Estado, a imediata correção das infrações e recuperação do dano ambiental causado.

A modalidade oferece àqueles que têm interesse em conciliar soluções nas três esferas de responsabilização ambiental, na civil, administrativa e penal. A conciliação só é possível com o imediato compromisso de regularização ou correção da infração e reparação do dano, independentemente do valor da multa aplicada. 

O Mutirão é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Ministério Público do Estado (MPMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e, a partir desta edição, do Poder Judiciário, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). 

As audiências de conciliação ocorrerão no período de 16 a 24 de novembro, a partir das 8h30, na sede do Ministério Público, em Cuiabá, com participação presencial de advogados e por videoconferência das partes e representantes legais. 

Os ajustes finais para a realização da ação foram debatidos em reunião, na última semana. A secretária da Sema-MT, Mauren Lazzaretti, destacou o caráter inovador do projeto, que inclui também a solução de processos já judicializados. 

“Temos um decreto estadual que prevê a realização da conciliação conjunta, visando tratar todas as searas de responsabilização em um único momento com o objetivo final de regularizar as infrações”, disse, ao lembrar que as autuações realizadas pelo órgão ambiental são automaticamente encaminhadas ao MPMT e PJC para iniciar os respectivos procedimentos civis e criminais.  

Para o desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Nupemec, a iniciativa comprova uma mudança de mentalidade, que parte de uma cultura conflituosa para a de solução consensual das demandas. “Além de revelar a importância de um sistema multiportas, que integra o Poder Executivo, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil e Ordem dos Advogados do Brasil, trabalhando para a solução consensuada dos conflitos, o mutirão representa uma nova face da Justiça, em que podemos entregar um resultado que seja justo, eficiente e bem menos oneroso”, expressou.  
Mais de 60%
 

Na primeira edição do Mutirão, realizado entre os dias 25 e 29 de setembro, foram solucionadas 62% das pendências decorrentes de autuações por infrações ambientais atendidas durante a ação na sede da Sema-MT. 

Com a conciliação de 117 processos, foram recebidos R$ 15,2 milhões que serão aplicados diretamente em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, conforme previsto no programa de Conversão de Multas, instituído pelo Governo do Estado em 2022. 

Os infratores também assumiram o compromisso de recuperar in loco mais de dois mil hectares de vegetação nativa (APP e ARL) e de regularizar outros sete mil hectares com o pagamento de reposição florestal. 

O promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx) Ambiental do MPMT, reforçou durante a reunião, na última semana, que o objetivo é regularizar os imóveis degradados e explicou como ocorrem as audiências na prática, das quais, inclusive, já saem assinados os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e Acordos de Não Persecução Penal (ANPP). 

O Mutirão é voltado para os casos mais complexos e aos autuados que fizeram a manifestação de interesse em conciliar, mas não é o único momento em que é possível buscar a conciliação. 

Durante todo o ano, interessados podem procurar a Sema-MT para agilizar o processo de encerramento de conflitos 




fonte: Assessoria



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
difusora
Sicredi
zoom
High Society
Abrimos nossa High Society dedicando uma mensagem especial a todos os vereadores que cumprem o papel de representantes e fiscalizadores do povo, comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Poucas pessoas sabem, mas no dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Vereador, no Brasil. Hoje em especial parabenizamos esses homens e mulheres que são o elo entre as autoridades e a comunidade, sendo o agente político mais próximo do povo. O vereador é o fiscal do dinheiro público, ‘o fazedor de leis’, o representante do povo, é um assistente social, advogado, comunicador, orientador e por vezes, até conselheiro. Nos diversos papéis do Vereador, está a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar com o que considerar errado, priorizando o benefício coletivo. Parabéns a todos os vereadores por seu dia! Votos de felicidades acompanhados de muitas realizações ao nosso amigo Abel Nunes, que troca de idade neste dia 30 e os parabéns do rol de amigos e familiares. Que essa data possa se repetir por longos anos, sendo sempre festejado com saúde são os nossos sinceros desejos.   Flores multicoloridas a Marcia Elizabeth Sedlacek, que comemora mais um aniversário cercado pelo amor e carinho dos familiares e rol de amigos. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano repleto de saúde e alegrias. Receba nossos Parabéns!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados