Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Novo imposto seletivo
Data:28/07/2023 - Hora:22h00

De acordo com o texto da Reforma Tributária aprovada na Câmara dos Deputados, foi autorizada a instituição de um novo imposto, assim denominado como seletivo, ou seja, de acordo com a redação deste novo imposto, o mesmo incidirá sobre produção, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente nos termos da lei. 

Importante ressaltar que tanto a saúde como o meio ambiente desfrutam de proteção constitucional, inserindo-se a saúde dentre os direitos sociais e o cuidado do meio ambiente. 

Contudo, está sendo dada uma carta branca para que o Congresso Nacional venha determinar quais as operações prejudiciais à saúde e ao meio ambiente que serão passíveis do novo imposto. 

A expressão "bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente", como se observa, permite muitas interpretações. 

A título de exemplo, a lei pode determinar que o imposto novo pode incidir sobre a produção de energia elétrica, sob o fundamento de que a mesma é prejudicial ao meio ambiente, uma vez que o nosso sistema faz uso de termoelétricas movidas a diesel e gás natural, os quais emitem alta quantidade de gás carbônico. 

Da mesma forma, a lei pode classificar a produção de açúcar e sal como prejudiciais à saúde e da mesma forma, fazer incidir o novo imposto. 

Portanto, se for analisar do ponto de vista técnico, de alguma forma certos produtos acabam sendo prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. 

Por certo, o que deve ser observada na futura legislação é a intensidade do dano que tal produto possa causar, evitando que se tenha uma interpretação de que a incidência do novo imposto alcance todo e qualquer produto nos moldes dos exemplos mencionados. 

A preocupação do ponto de vista tributário é que o custo fiscal é repassado para o consumidor final. 

Sendo assim, a meu ver caberia ainda ao Senado Federal restringir ainda mais o texto para que não deixe que posteriormente o imposto novo seja exigido de forma indiscriminada, hipótese que resultará por mais esse motivo, o temido aumento da carga tributária. ___***Victor Humberto Maizman é advogado e consultor jurídico tributário. 

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Correio Cacerense.  




fonte: Victor Humberto Maizman



JBA anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados