Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Prefeitura Educação
COLUNA REMANSO FRATERNO: Um pouco de história
Data:15/06/2022 - Hora:08h02
COLUNA REMANSO FRATERNO: Um pouco de história
Divulgação

Com o imprescindível apoio do JORNAL CORREIO CACERENSE, o mais antigo e tradicional jornal impresso de Cáceres e região Oeste, semanalmente traremos matérias relacionadas a nossa instituição, o Remanso Fraterno "João Gabriel", entidade social que tem por objetivo a promoção da pessoa idosa em nossa cidade. 

 

Um pouco da história 


Era o ano de 1999 e, numa conversa informal entre amigos que já faziam trabalhos sociais em Cáceres, ela funcionária do Banco do Brasil e ele cliente desde 1984, travou-se o seguinte diálogo: -"Quando me aposentar quero fazer algum trabalho social com e para os idosos". Seguiu-se este breve comentário: 

-"Pode contar comigo". 

O tempo passou e após algumas ações, tais como visitas semanais à idosos conhecidos, identificação de necessidades e diálogos fraternos e, a elaboração de um pequeno cadastro, nascia a ideia da constituição da tão sonhada instituição. A data oficial da fundação jurídica da entidade aconteceu numa reunião no prédio de geografia da UNEMAT, na data de 05 de março de 2004. 

O nome, uma homenagem ao pai e avô da sócia fundadora, respectivamente João e Gabriel, que segundo relatos dos familiares e amigos, tiveram intensa participação em ajudar o próximo. 

E isso também se constituía numa justa homenagem póstuma a ambos e uma inspiração aos voluntários da instituição nascente. 

O REMANSO FRATERNO JOÃO GABRIEL é uma instituição do terceiro setor e busca a promoção biopsicossocial e espiritual do idoso, com apoio de suas próprias famílias, empresários locais, fundações, poder público, comunidade e voluntários.
A diretoria é constituída de voluntários, ou seja, não remunerados. Funciona na modalidade "Centro Dia", em que o idoso faz atividades na instituição e retorna ao final do dia à sua família. Portanto, não se trata de uma entidade de longa permanência como outras existentes. Possui toda documentação jurídica exigida nas leis vigentes e segue o Estatuto do Idoso. Possui, também, reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, estadual, com tramitação do reconhecimento federal. 

Como bem destaca uma das fundadoras, a responsabilidade com relação à pessoa idosa, primeiramente é da família, depois do Estado e, por último, da sociedade. O Remanso Fraterno João Gabriel faz o papel da sociedade. 

Para concluir: o diálogo "despretensioso" realizado na Agência do BB a mais de 20 anos, foi entre Marizete Carneiro Guimarães e, eu, que escrevo esta matéria. E foi assim, que o Remanso Fraterno João Gabriel, iniciou sua história! 

Nas próximas semanas teremos mais informações sobre a instituição Remanso Fraterno João Gabriel, AGUARDEM! 

Gilmar Batista Marostega - 1° Secretário - Gestão 2022/2024. 

 




fonte: Gilmar Batista Marostega



JBA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
covid
zoom
High Society
Destaque VIP as jovens Leticia Galeassi e Isabel Fernanda eleitas Musa do FIPe e Musa da Pesca neste sábado em Cáceres. As vencedoras disputaram o título com outras 7 candidatas numa noite de glamour realizada no salão de eventos da Sematur. Elas serão as representantes da beleza da mulher pantaneira em ocasião ao 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que acontece no período de 13 a 17 de julho.  Um ano repleto de paz, felicidades e saúde é o que desejamos a advogada Marly Fátima Ferreira que completou mais uma primavera. Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças. Feliz Ano com muitas conquistas e realizações.  Fluidos positivos a querida Denise Cristina Arruda Amorim que festeja data nova em comemoração ao lado dos familiares e seleto rol de amigos.  Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o novo ano lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz amiga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados