Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Lei promulgada pelo presidente da ALMT veda eliminação de candidatos classificados
Data:03/06/2022 - Hora:08h54
Lei promulgada pelo presidente da ALMT veda eliminação de candidatos classificados
Maurício Barbant/ALMT

Lei 11.791 de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso desta quinta-feira (02), veda a eliminação de candidatos de concursos públicos que forem classificados abaixo do quantitativo de vagas. A lei, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), decorre de uma proposta do deputado estadual Valdir Barranco (PT), aprovada em plenário, mas que havia sido vetada pelo Poder Executivo. 

Com validade estendida a todos os concursos em andamento ou cujos prazos ainda estejam em vigor, a Lei 11.791 vai possibilitar que os candidatos com pontuação acima da nota de corte do concurso possam vir a preencher vagas remanescentes, caso haja desistências ou desclassificação dos aprovados selecionados ou abertura de novas vagas. 

O presidente da ALMT, Eduardo Botelho, explica que a lei beneficiará não apenas os candidatos, mas o Estado. “Haverá uma economia para o Estado, porque vai permitir chamar os classificados em cadastro de reserva, evitando a realização de novos concursos e consequentemente novos gastos. É bom para todos”. 

O autor da proposta, deputado Valdir Barranco, explica que a lei derruba a cláusula de barreira para todos os concursos em andamento em Mato Grosso, no âmbito do estado e dos municípios. Ou seja, elimina todo e qualquer item que restringe a quantidade de aprovados que seguem para as próximas etapas do certame, caso tenham atingido a pontuação mínima exigida para não serem reprovados. 

“Os concursos públicos realizados em Mato Grosso não podem, a partir de agora, realizar a exclusão de candidatos que alcançarem a nota mínima. No concurso que nos motivou a apresentar esse projeto de lei, houve esse problema. O edital mudou durante o percurso do concurso, atrelando a classificação ao número de vagas e não à média de nota”, afirmou Barranco. 

A construção do Projeto de Lei (PL) 214/2022 foi realizada por uma comissão composta por candidatos que foram desclassificados do concurso da Polícia Judiciária Civil (PJC) e não puderam participar das demais etapas, como prova física. “Os candidatos deram uma contribuição e nosso mandato foi apenas um instrumento para essa normativa histórica para os concursos no estado de Mato Grosso. Agora temos uma lei que disciplina como os concursos ocorrerão. Os erros do passado, que prejudicavam candidatos e o próprio Executivo, não vão mais ocorrer”, afirmou. 

Lays Fernanda Leobet foi uma das candidatas eliminadas do concurso da PJC e destacou que a mudança vem corrigir distorções que impediam o acesso de pessoas capacitadas aos cargos. “A lei beneficia aqueles que foram barrados sumariamente no concurso, possibilitando sair dos desclassificados para classificados e, talvez, seguir nas demais etapas, se tornar um aprovado, proporcionando um maior número de pessoas aptas para trabalhar na instituição”. 

Tafnys Hadassa, que também participou do concurso da PJC, lembra que lei reconhece uma luta importante travada pelos candidatos. “É uma luta pautada na coletividade, de um movimento que já estamos sindicalizados antes mesmo de entrar na instituição. Quem é concurseiro sabe que a luta por um cargo público exige abdicação, a gente deixa muita coisa de lado, muitos prazeres que poderíamos usufruir pra se dedicar aos estudos. Então, a partir do momento que esse concurso desrespeitou algumas regras, ele acabou por atrasar o nosso sonho da aprovação”. 

O concurso da PJC atualmente está suspenso, por conta de irregularidades identificadas, como violação da publicidade, da isonomia. “Acreditamos que, com esse projeto de lei, os vícios poderão ser sanados”, afirmou Tafnys Hadassa. 




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados