Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
PL que institui a arteterapia como tratamento para autistas é aprovado por unanimidade pela câmara
Data:20/05/2022 - Hora:09h18
PL que institui a arteterapia como tratamento para autistas é aprovado por unanimidade pela câmara
Vereadora Marilsi, autora do PL (Foto: Assessoria)

Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei que institui em Cáceres a Arteterapia como acompanhamento terapêutico para a pessoa com transtorno do Espectro Autista. A proposição estabelece que a Prefeitura, através de seus órgãos competentes, deve adequar um espaço para o atendimento especializado que possibilite a realização de expressões artísticas espontâneas, autênticas e livres, para que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista possa vivenciar suas emoções e sentimentos, estimulando a autoestima e a autoconfiança. 

De autoria da Vereadora Marilsi da Saúde, seu Projeto também determina que o Executivo deve designar ou contratar pessoa para coordenar a área de Arteterapia e realizar um cadastro de famílias com pessoas autistas em Cáceres a serem atendidas pela área responsável. 

A Vereadora explica que ao lançar mão de uma variedade de meios artísticos e estratégias de intervenção para atender integralmente todas as pessoas com o transtorno, de forma individual ou em grupo, o Executivo acolherá as peculiaridades das pessoas autistas, oportunizando ações de autocontrole de comportamentos indesejáveis e desenvolvendo habilidades sociais, bem como auxiliando a família. 

Em sua justificativa, a parlamentar destaca que a Arteterapia, fundamentada na Psicologia, surgiu em 1906 com o psiquiatra Fritz Mohr, sendo aperfeiçoada por Sigmund Freud através de seu olhar psicanalítico. A corrente também passou a ser seguida por Carl Gustav Jung em 1920, trazendo a prática para o consultório e solidificando a terapia na linha da futura Psicologia Analítica. 

Ainda nos anos 20, no Brasil se destacaram os Doutores Osório César e Nise da Silveira, com suas abordagens humanizadas. No ano de 1968, Margaret Naumburg intitula e solidifica esse tratamento com o nome atual - Arteterapia. Em 1972, a francesa Françoise Douto aplica-a como meio de comunicação com crianças, que não utilizavam a fala. 

A Arteterapia passou a ser utilizada em grupos e famílias no século XXI, embasada nas ciências da Psicologia e da Arte, passando também a ser alvo de pesquisas neurocientíficas. 

 

 




fonte: Assessoria



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
covid
High Society
Destaque VIP as jovens Leticia Galeassi e Isabel Fernanda eleitas Musa do FIPe e Musa da Pesca neste sábado em Cáceres. As vencedoras disputaram o título com outras 7 candidatas numa noite de glamour realizada no salão de eventos da Sematur. Elas serão as representantes da beleza da mulher pantaneira em ocasião ao 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que acontece no período de 13 a 17 de julho.  Um ano repleto de paz, felicidades e saúde é o que desejamos a advogada Marly Fátima Ferreira que completou mais uma primavera. Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças. Feliz Ano com muitas conquistas e realizações.  Fluidos positivos a querida Denise Cristina Arruda Amorim que festeja data nova em comemoração ao lado dos familiares e seleto rol de amigos.  Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o novo ano lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz amiga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados