Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
PL que institui a arteterapia como tratamento para autistas é aprovado por unanimidade pela câmara
Data:20/05/2022 - Hora:09h18
PL que institui a arteterapia como tratamento para autistas é aprovado por unanimidade pela câmara
Vereadora Marilsi, autora do PL (Foto: Assessoria)

Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei que institui em Cáceres a Arteterapia como acompanhamento terapêutico para a pessoa com transtorno do Espectro Autista. A proposição estabelece que a Prefeitura, através de seus órgãos competentes, deve adequar um espaço para o atendimento especializado que possibilite a realização de expressões artísticas espontâneas, autênticas e livres, para que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista possa vivenciar suas emoções e sentimentos, estimulando a autoestima e a autoconfiança. 

De autoria da Vereadora Marilsi da Saúde, seu Projeto também determina que o Executivo deve designar ou contratar pessoa para coordenar a área de Arteterapia e realizar um cadastro de famílias com pessoas autistas em Cáceres a serem atendidas pela área responsável. 

A Vereadora explica que ao lançar mão de uma variedade de meios artísticos e estratégias de intervenção para atender integralmente todas as pessoas com o transtorno, de forma individual ou em grupo, o Executivo acolherá as peculiaridades das pessoas autistas, oportunizando ações de autocontrole de comportamentos indesejáveis e desenvolvendo habilidades sociais, bem como auxiliando a família. 

Em sua justificativa, a parlamentar destaca que a Arteterapia, fundamentada na Psicologia, surgiu em 1906 com o psiquiatra Fritz Mohr, sendo aperfeiçoada por Sigmund Freud através de seu olhar psicanalítico. A corrente também passou a ser seguida por Carl Gustav Jung em 1920, trazendo a prática para o consultório e solidificando a terapia na linha da futura Psicologia Analítica. 

Ainda nos anos 20, no Brasil se destacaram os Doutores Osório César e Nise da Silveira, com suas abordagens humanizadas. No ano de 1968, Margaret Naumburg intitula e solidifica esse tratamento com o nome atual - Arteterapia. Em 1972, a francesa Françoise Douto aplica-a como meio de comunicação com crianças, que não utilizavam a fala. 

A Arteterapia passou a ser utilizada em grupos e famílias no século XXI, embasada nas ciências da Psicologia e da Arte, passando também a ser alvo de pesquisas neurocientíficas. 

 

 




fonte: Assessoria



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados