Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Conselho aprova propostas de mudanças na Lei Complementar 560 feitas pelo MPMT
Data:30/03/2022 - Hora:07h25
Conselho aprova propostas de mudanças na Lei Complementar 560 feitas pelo MPMT
Assessoria

O Conselho de Previdência do Estado aprovou na manhã desta terça-feira (29), em sua18ª Reunião Ordinária, várias propostas de alterações na Lei Complementar nº 560/2014, que normatiza a previdência estadual e o Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso – MTPrev, que serão encaminhadas por meio de projeto de lei à Assembleia Legislativa para apreciação e votação. Dentre as propostas aprovadas na reunião, está a de descentralização da gestão da previdência estadual, dando autonomia aos Poderes e Órgãos Autônomos para gerir os benefícios dos seus segurados, como concessão de aposentadorias e pensões, realizar os pagamentos etc., amplamente defendia pelo Ministério Público Estadual. 

Com essa autonomia, cada instituição poderá gerir a previdência dos seus integrantes, sendo necessário apenas a supervisão do MTPrev. Além disso, as instituições poderão oferecer um atendimento mais humanizado, ágil e atencioso aos segurados”, defendeu o secretário-geral do MP, promotor Milton Mattos da Silveira, que, enquanto suplente, representou na reunião o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, que é vice-presidente do Conselho de Previdência. O MTPrev não poderá rever, sustar ou tornar sem efeito qualquer procedimento de concessão de benefícios feito pelos Poderes e Órgãos Autônomos. 

Uma proposta de alteração na estrutura do MTPrev aprovada pela maioria dos conselheiros permite aos dirigentes dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e Órgãos Autônomos (Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública) indicar um representante para compor o Conselho de Previdência, desde que seja um servidor de carreira e segurado da Previdência Estadual. Além disso, também foi aprovada a sugestão de criação, também no âmbito do Conselho, do cargo de 2º vice-presidente, que conduziria as reuniões quando o presidente e o 1º vice-presidente não estivessem presentes. 

Outro tema colocado em discussão foi a possibilidade da presidência do Conselho ser ocupada por qualquer dos seus integrantes, eleito pelos demais membros, mas acabou prevalecendo a regra de que o cargo será sempre ocupado pelo representante do Poder Executivo, tese esta defendida pelo MPMT. “O representante do Executivo é quem acompanha diretamente a situação financeira do Estado, sendo, portanto, a pessoa mais indicada para presidir o Conselho devido à proximidade e conhecimento sobre as finanças do Estado”, defendeu o representante do MPMT, promotor Milton Mattos da Silveira, sendo acompanhado pela maioria dos conselheiros. 

Mais uma proposta do MPMT acolhida pela maioria foi a de se incluir na Lei Complementar 560 mecanismos de controle da gestão fiscal do MTPrev, de forma a evitar, no futuro, inciativas que comprometam a sustentabilidade financeira do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O governador Mauro Mendes, que presidiu a reunião, acolheu a sugestão e incumbiu o representante do MPMT de elaborar uma minuta de artigo a ser incluído posteriormente na Lei Complementar 560/2014. 




fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
covid
Multivida
zoom
High Society
Destaque VIP as jovens Leticia Galeassi e Isabel Fernanda eleitas Musa do FIPe e Musa da Pesca neste sábado em Cáceres. As vencedoras disputaram o título com outras 7 candidatas numa noite de glamour realizada no salão de eventos da Sematur. Elas serão as representantes da beleza da mulher pantaneira em ocasião ao 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que acontece no período de 13 a 17 de julho.  Um ano repleto de paz, felicidades e saúde é o que desejamos a advogada Marly Fátima Ferreira que completou mais uma primavera. Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças. Feliz Ano com muitas conquistas e realizações.  Fluidos positivos a querida Denise Cristina Arruda Amorim que festeja data nova em comemoração ao lado dos familiares e seleto rol de amigos.  Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o novo ano lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz amiga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados