Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Prefeitura Educação
Capacitação sobre o SUAS reúne gestores e técnicos municipais que atuam na área social
Data:16/03/2022 - Hora:09h41
Capacitação sobre o SUAS reúne gestores e técnicos municipais que atuam na área social
AMM

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) promove uma capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social-SUAS na Prática, destinado aos gestores e técnicos que atuam na política de Assistência Social, principalmente na gestão pública municipal. A capacitação, que teve início nesta terça-feira (15) prossegue até hoje no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, com orientações sobre benefícios, serviços, programas e projetos a serem implantados nos municípios. 

A presidente do Coegemas e secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, destacou a Proposta de Emenda Constitucional - PEC 383, que vai destinar 1% do orçamento da União para a Assistencial Social. Ela frisou que para a aprovação é necessário mobilizar os senadores e deputados para que votem a PEC em favor da assistência social.  “Precisamos muito dos recursos e quem vai ganhar são os usuários. Necessitamos também de recursos para a capacitação em todos os municípios de Mato Grosso. A Assistência Social não é apenas uma ação social”, ressaltou. 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga, afirmou que os gestores municipais têm uma grande preocupação com as obras e com a infraestrutura, mas sabem que a assistência social é uma das maiores prioridades da gestão. “Quando se discute o planejamento da gestão, é necessário ver com atenção a área da assistência social. O setor deve cobrar os parlamentares da bancada federal para que votem os projetos em tramitação no Congresso Nacional voltados para a Assistência Social para que os municípios recebam mais recursos”, disse ele, lembrando que este é um ano político e decisivo para as áreas que necessitam de atenção do Governo Federal e do Congresso. 

Na ocasião, Fraga anunciou que a AMM, junto com o Tribunal de Contas, está viabilizando a criação de uma plataforma de treinamento e cursos para os municípios, em ações que vão até dezembro do próximo ano. Ele destacou que a capacitação será essencial na prestação de contas e em outras áreas. Ele recomendou que a diretoria do Coegemas aponte os cursos necessários para os gestores da Assistência Social. 

O prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, disse que a gestão municipal tem muitos desafios, sendo a assistência social um dos maiores. “Temos que buscar soluções e construir políticas públicas nos municípios com o suporte do estado e da União”, frisou.   

O deputado estadual Max Russi disse que a Assembleia Legislativa aprovou a Lei Nº 11.664/2022 que institui a Política Estadual de Assistência Social e dispõe sobre as normas operacionais e gerenciais do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso. O parlamentar ressaltou que a lei representa um sonho concretizado e o fortalecimento da área em todo o estado, especialmente no período da pandemia. Na sua avaliação, o governo federal não vem cumprindo o seu papel fundamental com a assistência social. “Aqui em Mato Grosso há uma grande desigualdade regional, com muitas pessoas carentes necessitando de apoio do poder público e morando em um estado campeão do agronegócio, com concentração de riqueza“, disse ele. 

A secretária de Assistência Social de Cuiabá, Hellen Janaina de Jesus, que representou a presidente da APDM, Sheila Pedroso, afirmou que a pandemia deixou muito desemprego e carência financeira. “A pandemia gerou muitos problemas de saúde e desencadeou principalmente a depressão. A assistência social continua agindo em todas as frentes”, frisou. 

Participaram também da abertura do evento o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rondenelly César de Arruda, a ex-presidente do Coegemas, Marcia Rotili, entre outros. 

 



fonte: Assessoria



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
covid
zoom
Multivida
High Society
Destaque VIP as jovens Leticia Galeassi e Isabel Fernanda eleitas Musa do FIPe e Musa da Pesca neste sábado em Cáceres. As vencedoras disputaram o título com outras 7 candidatas numa noite de glamour realizada no salão de eventos da Sematur. Elas serão as representantes da beleza da mulher pantaneira em ocasião ao 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que acontece no período de 13 a 17 de julho.  Um ano repleto de paz, felicidades e saúde é o que desejamos a advogada Marly Fátima Ferreira que completou mais uma primavera. Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças. Feliz Ano com muitas conquistas e realizações.  Fluidos positivos a querida Denise Cristina Arruda Amorim que festeja data nova em comemoração ao lado dos familiares e seleto rol de amigos.  Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o novo ano lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz amiga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados