Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Reunião com partidos esclarece as regras e vedações sobre propaganda partidária
Data:22/02/2022 - Hora:07h52
Reunião com partidos esclarece as regras e vedações sobre propaganda partidária
Divulgação

As regras, vedações e prazos referentes à veiculação da propaganda partidária foram detalhados nesta segunda-feira (21.02), durante a 4ª Reunião com Representantes Partidários. O encontro, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), contou também com a participação de emissoras de rádio e TV, em função do tema desta edição. 

Na abertura, o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que o TRE-MT é o primeiro do país a realizar uma reunião sobre a propaganda partidária, após a publicação da Resolução n° 23.679 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 08 de fevereiro de 2022. “Temos pontos importantes a serem observados tanto pelos partidos políticos quanto pelas emissoras de rádio e TV, e esta reunião é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e evitar problemas que podem resultar em judicialização. Esperamos, com esses encontros, que as normas sejam observadas, para que tenhamos uma eleição limpa”. 

O presidente também apresentou aos participantes o juiz auxiliar da presidência, Bruno D’Oliveira Marques, que será o coordenador da execução dos atos administrativos para a operacionalização da propaganda eleitoral relativa às Eleições 2022. O magistrado esclareceu dúvidas dos presentes e fez um informe sobre uma reunião que ocorrerá em junho, visando à definição da distribuição do tempo da propaganda eleitoral. “Contamos com a colaboração de todos e estamos à disposição dos representantes de partidos políticos e das emissoras de rádio e TV para o que for necessário, visando um pleito tranquilo”. 

O procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, afirmou que a iniciativa do TRE-MT é louvável, uma vez que a abordagem do assunto colabora para o cumprimento das normas vigentes. “O Ministério Público ficará atento a isso e destaco o fato de que a propaganda partidária é para interesse do partido e não para eleição de candidatos, e de que não podem participar pessoas não filiadas ao partido. Outra questão é a destinação de 30% do volume de inserções a conteúdos relacionados à participação das mulheres nas eleições. Estaremos atentos a todas as obrigações e vedações que estão listadas na Resolução”. 

O tema foi abordado detalhadamente pelo chefe da Seção de Registro e Controle de Diretórios (CRIP) da Secretaria Judiciária do TRE-MT, Marcos Vinícius Campos Rodrigues. Servidor do Tribunal há mais de 15 anos, ele é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduado em Direito Público. Além da Resolução n° 23.679, ele citou a Lei n° 14.291/2022 como marco regulatório sobre a propaganda partidária. 

Marcos Vinícius Rodrigues também falou sobre a finalidade da propaganda partidária. “Os objetivos são difundir os programas partidários, temas políticos e ações da sociedade civil, transmitir mensagens aos filiados, incentivar a filiação e difundir a participação de grupos com pequena representação política”. Ele citou ainda as principais diferenças em relação à propaganda eleitoral. “A propaganda partidária ocorre todos os anos, independentemente de ser ano eleitoral, ao contrário da propaganda eleitoral. E na propaganda partidária, não são apresentados e promovidos candidatos, mas sim a ideologia do partido”. 

Com relação às emissoras de rádio e TV, foram apresentadas as principais normas a serem observadas. Entre elas, estão: Organizar a veiculação equânime entre os partidos, com sua programação normal, em cada faixa de horário; informar a impossibilidade de interrupção da programação normal, em função de eventos esportivos, transmissões jornalísticas ao vivo, entre outras, e solicitar a autorização da presidência do TRE-MT; e não submeter conteúdo a censura prévia, ressaltando que não caracteriza censura prévia a determinação judicial de suspensão da reexibição de inserção já veiculada que violar o disposto na Resolução. 

O TRE-MT disponibiliza no site uma seção com informações sobre a propaganda partidária, incluindo um calendário com as datas vigentes. Além disso, a Secretaria Judiciária disponibiliza o número de WhatsApp: (65) 3362-8382 para esclarecimento de dúvidas de partidos políticos e emissoras de rádio e TV. 

A reunião foi realizada em formato virtual e transmitida pelo canal do TRE-MT no Youtube. 




fonte: Nara Assis/TRE-MT



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
covid
zoom
Multivida
High Society
Destaque VIP as jovens Leticia Galeassi e Isabel Fernanda eleitas Musa do FIPe e Musa da Pesca neste sábado em Cáceres. As vencedoras disputaram o título com outras 7 candidatas numa noite de glamour realizada no salão de eventos da Sematur. Elas serão as representantes da beleza da mulher pantaneira em ocasião ao 39º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, que acontece no período de 13 a 17 de julho.  Um ano repleto de paz, felicidades e saúde é o que desejamos a advogada Marly Fátima Ferreira que completou mais uma primavera. Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças. Feliz Ano com muitas conquistas e realizações.  Fluidos positivos a querida Denise Cristina Arruda Amorim que festeja data nova em comemoração ao lado dos familiares e seleto rol de amigos.  Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o novo ano lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz amiga.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados