Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Falta de Educação
Data:27/1/2022 - Hora:07h41
Falta de Educação
Reprodução Web

No dia 24 de janeiro o calendário registrou uma data, que se não lembrássemos aqui, passaria em brancas ou escuras nuvens, sem a menor importância, num país com mais de 50% de analfabetos funcionais, bibliotecas as baratas, escritas cifradas de gíria internetês e os etc. 

Ah, o tal eticétera que quebra o galho de muita gente quando o estoque de vocábulos se esgota. Este fato já mostra que a Pátria Amarga padece de falta de educação. Nenhuma novidade para quem se lembra do MOBRAL falido dos astros tempos de chumbo da ditadura militar, não muito recente, o EJA, que ainda não morreu, graças ao empenho de prefeitos e governadores. Mais recentemente, o engodo da Grade Comum Curricular do tal ministro Mendonça Filho, natimorto que englobava a tentada reforma do ensino médio, melhor dizendo a BNCC, ou seja, Base Nacional Comum Curricular, que de base nada teve. Agora, vem outro papo do tal Novo Ensino Médio, oxente, ele não fora reformado na tal base? Como se pode notar, o que falta mesmo no reino tupiniquim, e Falta de Educação, sem surprises, claro, pois pesquisa da Pro-Livro mostra que o brasileiro lê menos de 3 livros por ano. Jamais seremos uma potência sem educação séria, do básico ao superior, sem valorizarmos Piaget, Montessori e Paulo Freire. A China só chegou a ser realmente uma grande potência, após a revolução cultural de Mão Tse Tinha. Quando tivermos um governo, um ministro da educação compromissados com a formação do cidadão, primando pelos métodos dos pedagogos supra mencionados, sem medo de progressistas, poderemos pensar em uma educação séria. O oposto e regre sismo com embalagens enganosas e conteúdo vazio. Os efeitos colaterais, o analfabetismo funcional e político, que não se cura com diplomas em currículos ou nas paredes. O cidadão consciente, livre, independente e produtivo na essência, se constrói na educação, que cediço se diga, não se resume e o limita aos decorebas de concursos e provas, mas pela formação didática técnico-profissional, mesclada pelo caráter de deveres e direitos nos momentos de exerce-los e cobra-los dos poderes constituídos. Concluindo, já dizia Paulo Freire que a educação deveria promover a liberdade e resultar na transformação do mundo e na humanização do indivíduo, dotando-o da capacidade crítica. Oxalá possamos algum dia poder registrar sem criticar este setor tão importante para todos. 

 




fonte: Da Redação



rotary anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados