Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
CTA intensifica ações de prevenção à Aids durante o Dezembro Vermelho
Data:03/12/2021 - Hora:07h50
CTA intensifica ações de prevenção à Aids durante o Dezembro Vermelho
Coordenadora do CTA/SAE, Vanderly Muniz (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde, em razão ao Dia Mundial do Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, lançou uma ação de intensificação da testagem rápida junto às populações e vem sendo uma importante atividade para a erradicação do HIV/Aids.  

Durante o mês de dezembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento o CTA/SAE da SMS, vai disponibilizar diversas ações em Cáceres, como testagem itinerante para diagnóstico do HIV, capacitação sobre atendimento e acolhimento do público LGBTQIA+, oficinas de prevenção combinada e formação sobre sexualidade e diversidade de gênero.  

O órgão reforça a importância de promover conhecimento sobre o HIV para combater a desinformação, conscientizar sobre prevenção, testagem, tratamento e principalmente, garantir os direitos das pessoas vivendo com HIV. 

“Fazer o Teste é rápido, seguro e sigiloso. Promover o acesso a esses testes, é ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da Aids”, observou a coordenadora Vanderly Muniz. 

O CTA/SAE localiza-se na Av. dos Bandeirantes, S/Nº, DNER, próximo ao Corpo de Bombeiros. Horário de atendimento para realizar o teste é de segunda a sexta-feira 7h 30 as 11h/13h 30 as 17h, levar documento com foto e cartão SUS. 

1º de Dezembro - Dia mundial da Aids, é uma data estabelecida pela ONU e OMS desde 1988 e é um marco para a conscientização da população sobre prevenção e tratamento da doença. O tema esse ano é “Acabar com as desigualdades. Acabar com a Aids. Acabar com as pandemias”.  

Esse tema reforça como a crise do HIV e Aids ainda são presentes no mundo inteiro, principalmente onde a desigualdade é maior. 

Quatro décadas após o início da epidemia de Aids e do avanço nas terapias de prevenção e de tratamento, o estigma e a discriminação ainda fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas que vivem com o HIV no Brasil. 

O estigma, o preconceito e todas as facetas que envolvem o HIV/Aids, colocam-se como pauta de discussão e atenção dos serviços de saúde, já que o objetivo do trabalho em rede é proporcionar o diagnóstico precoce e facilitar a adesão ao tratamento, contribuindo para diminuir novos diagnósticos e adoecimento pelo agravo. 

  




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados