Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Mulheres Negras de Cáceres concorrem hoje (18) ao Prêmio Tereza de Benguela
Data:18/11/2021 - Hora:08h40
Mulheres Negras de Cáceres concorrem hoje (18) ao Prêmio Tereza de Benguela
Mulheres de Cáceres indicadas ao prêmio (Foto: Divulgação)

 Lançado no mês de Julho, o Prêmio Mato-grossense Tereza de Benguela, em sua primeira edição, homenageia hoje (18) personalidades mulheres negras que em sua trajetória têm impactado e inspirado positivamente a vida de outras pessoas e que se destacaram de alguma forma no Estado.  

O prêmio é alusivo ao Dia da Mulher Negra e Dia de Tereza de Benguela, celebrado em 25 de julho, data que nos faz refletir sobre os papeis desempenhados por mulheres negras na construção de uma sociedade brasileira cuja cultura seja pautada na tolerância, tendo em vista que desde a escravidão até os dias atuais se faz necessária a celebração dessas conquistas culturais. Essas mulheres, representam importante parcela da sociedade, trabalhando, produzindo e gerando riquezas, mantendo importantes tradições culturais e lutando pelo estabelecimento de maior igualdade social.  

As indicadas concorrem em diferentes categorias, entre elas:  Cientista Destaque; Projetos Inovadores Afro Cultura; Cultura e Arte; Política; Ativista; Líder Equidade Racial; Afroempreendedorismo Destaque; Quilombola Griôt; Axé Terreiros; Jovem Tereza Destaque; Resistência; Líder Coletivo; Liderança Quilombola Destaque; Ativistas do Direito; Jovem liderança LGBTQIA+; Ancestralidade; Jovem Produtora Cultural – Áudio Visual; Música Afro; Artes Visuais; Mulher Política em Terras Quilombolas; Atuação intergeracional; Produção Coletiva de Literatura Negra em Matogrosso. 

Por Cáceres, sete mulheres foram indicadas ao prêmio, são elas: Franciléia Paula de Castro, que concorre na categoria Cientista Destaque; Gessica Pereira, indicada em duas categorias: Jovem Produtora Cultural – Áudio Visual e Projetos Inovadores Afro Cultural; Paula Mendes dos Santos, categoria Ativista; Sara Cristina Martins da Silva, disputa pela categoria Ativistas do Direito; Mazéh Silva que recebeu a indicação em três categorias: Política, Resistência e Líder Coletivo,  Maria Dalva de Campos Pereira, indicada na categoria Liderança quilombola destaque e Marinei Almeida pela categoria Atuação intergeracional. 

As premiadas da noite além do reconhecimento, receberão uma estatueta. A programação conta com sessão solene especial de monções e também de honraria ancestral que será realizada hoje às 19 horas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e show da cantora Ana Cacimba no Teatro Zulmira Canavarros.  

 

Cantora Ana Cacimba fará show durante o evento (Foto: Divulgação) 




fonte: Da Redação



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados