Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Saúde apresenta números de alta e média complexidade, mas enfatiza que compete ao município a aten
Data:13/11/2021 - Hora:09h31
Saúde apresenta números de alta e média complexidade,   mas enfatiza que compete ao município a aten
Secretária de Saúde Elis Fernanda (Foto: Ronivon Barros)

A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, disse que após veiculação na mídia cacerense de que apenas cinco cirurgias de alta e média complexidades foram realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso - CISOMT, aderido pelo município há apenas 90 dias, fez alguns esclarecimentos. 

Elis explicou que a competência principal do município é com a atenção básica, onde nas unidades de saúde são oferecidos diversos serviços, incluindo o acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos e CCO (exame Papa Nicolau). 

Para Elis a Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção. 

Porém, a secretária apresentou números que validam o retorno de Cáceres ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde em apenas três meses de adesão, julho, agosto e setembro, sem computar outubro, foram realizadas 1326 consultas com médicos especialistas em áreas como neurologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e outras tantas especialidades. 

A secretária apresentou ainda que 1127 exames foram efetivados e a partir deles, consultas, triagem e programação de cirurgias. “O consórcio é muito positivo, sem falar que as pessoas não precisam sair de suas casas as duas e meia da manhã para se deslocarem até Cuiabá, como era antes. E ainda estamos valorizando os médicos especialistas e clínicos que atendem em Cáceres”, ajuizou. 

Elis ponderou que as cirurgias eletivas, de média e alta complexidades, como hérnias, vesícula, ortopédicas, histerectomia (retirada do útero) e várias outras ficam a cargo do estado, que tem contrato com o hospital São Luiz para realizar as mesmas. “Quero que fique bem esclarecido que a atenção básica e as cirurgias de baixa complexidade, estão acontecendo no município e as cinco de média complexidade que aconteceram, precisavam sim ser realizadas, e foram feitas através do CISOMT, mas a competência é do estado, através do Programa MT Mais Cirurgias, onde fomos contemplados por termos aderido o Consórcio Intermunicipal de Saúde, mais um benefício por essa adesão”, observou Elis. 

Ela anunciou que neste convênio, no mês de outubro, 25 cirurgias eletivas foram realizadas para pacientes cacerenses no São Luiz. “São números significativos “, apontou Elis Fernanda. 

Finalizando a gestora da Saúde, informou que 400 mamografias foram compradas pelo município, através do CISOMT. "Estamos realizando 30 mamografias por dia no IMED em Cáceres, com isto vamos zerar nossa demanda reprimida", finalizou a secretária. 

 

 




fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados