Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Novembro Azul: Um Toque pela vida
Data:09/11/2021 - Hora:07h31
Novembro Azul: Um Toque pela vida
Reprodução Web

 Saímos do Outubro Rosa, quando inúmeras ações foram desencadeadas para conscientizar sobre os riscos do câncer de mama, doença que acomete principalmente as mulheres. Assim como foi no Setembro Amarelo, Agosto Lilás, Junho Vermelho e tantas outras campanhas que se atribuem aos meses do ano para chamar a atenção da sociedade. Agora é a vez do Novembro Azul, que chegou alertando para o cuidado com a saúde do público masculino. A Campanha Novembro Azul é um momento de reforçar para os homens, a importância do cuidado com a saúde, da prevenção e do diagnóstico precoce, em especial, do câncer de próstata. Que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. A incidência é tão alta que, para cada nove homens, um terá o diagnóstico da doença, ao longo da vida. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor que afeta a população masculina, depois do câncer de pele não melanoma e o segundo tipo que mais mata, após o tumor de pulmão. É uma doença silenciosa e que geralmente não apresenta sintomas, em sua fase inicial. Assim como a maioria dos tipos de câncer, não há uma forma 100% eficaz de se prevenir em relação à doença. No entanto, há mais de 90% de chances de cura do câncer de próstata quando ele é detectado em estágios iniciais.  

Nessa perspectiva de prevenção, foi que o Novembro Azul surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade. Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o No Shave November, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha. No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui. 

Mas, muito mais importante que panfletar, fazer palestras, outdoors e o escambau de bico,  é imprescindível proporcionar aos homens a possibilidade da realização de todos os exames necessários na rede de saúde pública para que aconteça o diagnóstico precoce. São lindas as campanhas, todos engajados na orientação e sensibilização, mas quando se chega na rede pública de saúde não tem consulta com o especialista, não tem exame e quando se consegue se arrasta anos, até o diagnóstico. Já vimos em Cáceres, muitas campanhas lindas de blá, blá, blá, mas proporcionar exames que é bom....NADA. Hoje o nosso apelo é para que os homens se cuidem, mas principalmente que a saúde pública dê condições para esse cuidado e diagnóstico precoce. É possível viver mais e melhor com informação e prevenção. Bom dia! 




fonte: Da Redação



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados