Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Café da Manhã 60 anos do Jornal Correio Cacerense
Data:30/10/2021 - Hora:14h28

Diamante 

E chegamos aos 60 anos de circulação do jornal Correio Cacerense. Num resumo pesquisado, tomamos hoje nosso Café da Manhã com os leitores, apresentando algumas pérolas da imprensa, que segundo consta nos registros históricos, remonta mais de 6.000 anos. 

 

Primeiro Jornal 

O primeiro jornal que se tem notícias, surgiu na Roma antiga, a cidade eterna sob o reinado de Júlio César no ano 59 antes de Cristo. Era escrito em grandes placas brancas e exposto em locais de grande circulação de pessoas. Nos informes, críticas ao governo, campanhas militares, notas de julgamentos e de execuções. 

 

Há 6084 Anos 

Considerando-se o calendário da Lei Mosaica, Jesus Cristo nasceu no ano se 4004. Somados a 2021 da nossa era, teremos 6025 que somados aos 59 anos A.C, do 1º periódico, chegamos a 6.084 anos. O tal jornal se chamava Acta-Diurna, tempinho distante, né mesmo? 

 

Guto-Press 

Em 1447, o alemão Johan Gutemberg inventou os tipos móveis, naqueles idos, algo moderno como imprensa. Nove anos após, seus discípulos Scoffer e Faust, 1456, imprimiram o primeiro livro, a Bíblia Sagrada em páginas de duas colunas de 42 linhas. 

 

Linotipo 

Você que passa em frente ao Correio Cacerense e avista aquele dinossauro de ferro na calçada, trata-se da Linotipo, invenção do alemão Otto Mergenthaller em 1884. Foi uma revolução na imprensa, que nascera de Copistas de conventos, tipos móveis, até chegar ás possantes rotativas off-set bicolores. 

 

Prefeito 

Sexagenário, nosso Correio Cacerense teve como um de seus assíduos leitores nos primeiros exemplares lá no distante 1961, o prefeito de Cáceres José Esteves de Lacerda, do PTB. Inclusive quando o prefeito criou o bairro da Ponte, atual São Luis, o fato foi notícia no JCC. 

 

Festival de Pesca 

O maior festival de pesca embarcada do planeta, nosso FIPe,  criação do saudoso Aderbal Michelis,  Luismar Faquini e Pirangueiro tem no arquivo editorial do Correio Cacerense, os registros anuais de todas as séries, assim como demais eventos tradicionais da Princesinha do Rio Paraguai. 




fonte: Da Redação



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados