Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Gisela poderá ser a segunda presidente mulher da história da OAB-MT
Data:18/10/2021 - Hora:19h24
Gisela poderá ser a segunda presidente mulher da história da OAB-MT
Assessoria

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de 2021 pode romper um hiato histórico de quase 30 anos. Pré-candidata e apontada como a sucessora natural da atual gestão, a advogada Gisela Cardoso pode ser a segunda presidente da instituição em Mato Grosso.

A primeira foi a desembargadora e atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Maria Helena Póvoas. A magistrada assumiu a gestão da OAB-MT no biênio 1993/1995 e também no triênio 1995/1997.

De lá para cá, muitas foram as mudanças no mundo e também na advocacia. Neste ano, por exemplo, foi publicada em abril a resolução 5/20, que altera o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero (50%), aprovada em dezembro de 2020. Ou seja, agora a composição das chapas nas eleições do Conselho Federal, das seccionais, subseções e Caixas de Assistência devem ser compostas por 50% de mulheres.

Outro ponto histórico é que, pela primeira vez, o número de mulheres inscritas na OAB ultrapassou o de homens, tanto nacionalmente como em Mato Grosso. À época da notícia, Gisela ponderou que historicamente o curso de Direito – um dos primeiros das universidades brasileiras - sempre foi ocupado por homens.

“É importante notar que, aos poucos, fomos conquistando nossos espaços sociais e no mercado de trabalho, assim não seria diferente com as inscrições na OAB-MT. Além disso, onde existe mais representatividade, existe mais igualdade e uma possibilidade ainda maior que cada vez mais pessoas se sintam acolhidas e com seus direitos garantidos. Jamais devemos ver esses números como uma competição. Muito pelo contrário: são os primeiros sinais que estamos no caminho certo”, completa.

Sobre a possibilidade de se tornar a segunda presidente da história da OAB-MT, Gisela Cardoso afirma que significará ainda mais representatividade à instituição. “Caso eleita, posso dizer que não estarei neste posto sozinha: estarei representando cada graduanda, a jovem advogada, a advogada mais experiente, as advogadas privadas e as públicas, a diversidade, as advogadas negras, brancas e pardas, mas acima de tudo, se for essa a vontade da advocacia, a nossa gestão será da advocacia de Mato Grosso como um todo. Será uma gestão de união e plural”, destacou. 

Currículo - Gisela Cardoso é advogada atuante há 20 anos em Mato Grosso. Ela é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados e a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – gestão 2019/2021. Ela também foi secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016/2018. É especialista em Direito Empresarial, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi professora universitária de 2007 a 2018.

Gisela Cardoso atua fortemente na Seccional de Mato Grosso há anos para defender as prerrogativas e honorários advocatícios. Além de ter sido secretária e ser a atual vice-presidente, a advogada iniciou seu caminho na Ordem participando ativamente em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Gisela conhece todas as 29 subseções mato-grossenses e participou de dezenas de eventos de temáticas diversas da advocacia ao longo de sua jornada na OAB-MT.

 




fonte: Assessoria



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados