Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 16 de Outubro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Mostra que reúne fachadas do conjunto arquitetônico de Cáceres encerra-se hoje
Data:12/10/2021 - Hora:08h35
Mostra que reúne fachadas do conjunto arquitetônico de Cáceres encerra-se hoje
Divulgação

Em seu último dia de exposição, a Mostra Cidade e Patrimônio: Entre memórias e história, que foi aberta no dia 6 de outubro em comemoração ao aniversário de 243 anos de Cáceres, apresenta a riqueza e a diversidade do conjunto arquitetônico da cidade.  

A exposição no Centro de Eventos Maria Sophia Leite, mostra o trabalho realizado pelo curso de História da Universidade do Estado de Mato Grosso. Os trabalhos foram custeados com recursos da Fapemat para o Projeto Cidade em Miniatura e tem apoio do Museu da Humanidade “Alaide Montecchi”. 

Estão expostas 21 réplicas de fachadas, que datam diferentes períodos e estilos e são importantes para a compreensão da história da cidade. As obras estão dispostas em vitrines devidamente acompanhadas de fotografias com legendas que trazem informações relacionadas aos diferentes contextos em que foram edificadas. 

As réplicas foram confeccionadas em gesso por artistas locais, já as fotografias, são reproduções de acervos particulares que circulam nas redes sociais e, em alguns casos, cedidos pelos familiares para compor a Mostra. Além disso, também está sendo apresentado jogos paradidáticos confeccionados por ex-alunos do Curso de Licenciatura em História e ex-bolsistas do Projeto PIBID em História, criados em 2012 e 2013. Estes são o resultado de teses e dissertações diversas que tem por objetivo subsidiar ações de educação patrimonial, como também o Ensino de História de Mato Grosso.  

A professora doutora Raquel Tegon de Pinho, uma das organizadoras da mostra e autora do dossiê de tombamento federal do conjunto arquitetônico e paisagístico de Cáceres, relata que a Unemat tem o compromisso de desenvolver projetos e ações nas cidades onde está inserida.  “Isso é educação patrimonial. Cáceres é uma das cidades mais belas em patrimônios históricos, com um conjunto arquitetônico singular dos mais ricos de Mato Grosso, promover estas ações em conjunto com a sociedade é nosso dever”, conclui ela. 

A exposição está aberta ao público das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.  

 

 




fonte: Da Redação



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
covid
High Society
Nosso click a aniversariante Cristiane Maciel Mendes, que celebrou data nova. Que o próximo ano seja o melhor que já viveu. Que todos os seus sonhos se realizem e que esse ano seja pleno de Felicidades, Saúde, Paz e muito Amor. Parabéns lindona!!! Registramos a passagem do natalício do amigo Wilson Kishi que na oportunidade recebeu os parabéns dos familiares, amigos e colegas da prefeitura. Que Deus lhe conceda muitos anos de vida. Felicidades!!! Lendo todas as manhãs nosso matutino o competente dermatologista Dr. Renato Rostey, que nos honra há anos com sua preciosa leitura.  Agradecemos a preferência e enviamos um forte abraço a família e colaboradores da clínica Rostey.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados