Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Mostra que reúne fachadas do conjunto arquitetônico de Cáceres encerra-se hoje
Data:12/10/2021 - Hora:08h35
Mostra que reúne fachadas do conjunto arquitetônico de Cáceres encerra-se hoje
Divulgação

Em seu último dia de exposição, a Mostra Cidade e Patrimônio: Entre memórias e história, que foi aberta no dia 6 de outubro em comemoração ao aniversário de 243 anos de Cáceres, apresenta a riqueza e a diversidade do conjunto arquitetônico da cidade.  

A exposição no Centro de Eventos Maria Sophia Leite, mostra o trabalho realizado pelo curso de História da Universidade do Estado de Mato Grosso. Os trabalhos foram custeados com recursos da Fapemat para o Projeto Cidade em Miniatura e tem apoio do Museu da Humanidade “Alaide Montecchi”. 

Estão expostas 21 réplicas de fachadas, que datam diferentes períodos e estilos e são importantes para a compreensão da história da cidade. As obras estão dispostas em vitrines devidamente acompanhadas de fotografias com legendas que trazem informações relacionadas aos diferentes contextos em que foram edificadas. 

As réplicas foram confeccionadas em gesso por artistas locais, já as fotografias, são reproduções de acervos particulares que circulam nas redes sociais e, em alguns casos, cedidos pelos familiares para compor a Mostra. Além disso, também está sendo apresentado jogos paradidáticos confeccionados por ex-alunos do Curso de Licenciatura em História e ex-bolsistas do Projeto PIBID em História, criados em 2012 e 2013. Estes são o resultado de teses e dissertações diversas que tem por objetivo subsidiar ações de educação patrimonial, como também o Ensino de História de Mato Grosso.  

A professora doutora Raquel Tegon de Pinho, uma das organizadoras da mostra e autora do dossiê de tombamento federal do conjunto arquitetônico e paisagístico de Cáceres, relata que a Unemat tem o compromisso de desenvolver projetos e ações nas cidades onde está inserida.  “Isso é educação patrimonial. Cáceres é uma das cidades mais belas em patrimônios históricos, com um conjunto arquitetônico singular dos mais ricos de Mato Grosso, promover estas ações em conjunto com a sociedade é nosso dever”, conclui ela. 

A exposição está aberta ao público das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.  

 

 




fonte: Da Redação



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados