Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Em Cáceres, Outubro Rosa chama a atenção para a saúde da mulher
Data:08/10/2021 - Hora:09h51
Em Cáceres, Outubro Rosa chama a atenção para a saúde da mulher
Banner instalado na CL Contabilidade (Foto: JCC)

Quando o mês de outubro se inicia, prédios públicos, fachadas de empresas e vitrines ganham iluminação ou decoração com laço em tons de rosa. A adesão a cor faz parte da Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  

Durante todo o mês, são realizadas ações para chamar a atenção sobre a doença que é o segundo tipo de câncer mais frequente em todo mundo. Apesar do alto risco da doença, se descoberto precocemente, a chance de recuperação é de 95%. 

Em Cáceres, alguns empresários já aderiram à campanha, a exemplo a CL Contabilidade instalou um Banner na fachada em seu estacionamento chamando a atenção para a importância do auto exame, com a frase “Outubro Rosa: Uma campanha para tocar fundo no peito”. Outro exemplo a Da Roça que este ano aderiu a entrega do laço rosa, símbolo da campanha. O Laboratório São Mateus iluminado de rosa também chama a atenção para o tema, com toda a equipe usando o laço rosa na lapela.  

Outra ação foi desencadeada pela Coordenação Executiva de Trânsito, que encampou  o “Outubro Rosa” participando efetivamente das ações sociais em prol das mulheres de Cáceres. Como atividade foi realizado na terça-feira, 05, uma  Pit Stop educativo intitulado “Blitz Cor de Rosa”, com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância de prevenir o câncer de mama. 

A Avenida Sete de Setembro também chama a atenção de quem passa pelo local, com os postes todos enfeitados com o símbolo da campanha, alertando as mulheres que o outubro rosa chegou. Mas muito além de despertar as mulheres para o auto exame, é possibilitar a elas a realização de exames para o diagnóstico precoce. Um desses exames é a mamografia, que segunda a Secretária de Saúde Elis Fernanda, no município já foram realizados de abril a setembro mais de 400 mamografias.  

Auto Exame 

O autoexame é simples e deve ser feito ao menos uma vez por mês, principalmente com data fixa, de modo a conhecer melhor a mama e conseguir identificar mudanças repentinas de caroços ou texturas. Apesar de não substituir a visita ao ginecologista anualmente, com o autoteste é possível descobrir potenciais anomalias podendo ser realizado em casa. 

Sinais – A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são: pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos caroços nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas. 

Fatores de risco – Envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante estão entre os fatores de risco de câncer de mama apontados pelo Inca. Entre eles, a idade continua sendo um dos mais importantes, pois cerca de 80% dos casos ocorrem após os 50 anos. 

Prevenção – Amamentação, prática de atividade física, alimentação saudável e manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de câncer. Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis. O check-up ginecológico periódico e a realização de mamografia a partir dos 40 anos ajudam a diagnosticar o câncer em estágios iniciais, o que é importante para ter maior chance de cura. 

 

Blitz cor de rosa na Avenida Sete de Setembro (Foto: Divulgação) 




fonte: Da Redação



anuncie anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados