Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Prefeitura e parceiros traçam diretrizes para o 33º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai
Data:06/10/2021 - Hora:07h45
Prefeitura e parceiros traçam diretrizes para   o 33º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai
Reunião com líderes definiu data e metas para o Mutirão (Foto: Esdras Crepaldi)

Com data definida para o dia 17 de outubro, a prefeitura de Cáceres e parceiros realizam a 33ª edição do mutirão de limpeza do rio Paraguai. 

Um evento, que de forma coletiva, integra diferentes segmentos da sociedade cacerense, com o objetivo de limpar as margens, praias e áreas de acampamento de pesca no rio Paraguai e seus afluentes. 

A data e as estratégias a serem adotadas foram definidas em reunião no gabinete da prefeita Eliene Liberato, com a presença de representantes da Lanchas Araés, Marinha do Brasil, 2º Comando de Fronteira Jauru/66º BIMtz, Polícia Ambiental, Cruz Vermelha, Asatec, Autarquia Águas do Pantanal, além de várias entidades educacionais, ambientalistas e clubes de serviços. 

A exemplo de outras edições, a proposta é conscientizar a população, sobre os malefícios que a grande quantidade de lixo deixada ou despejada no rio Paraguai e seus afluentes, traz para o meio ambiente e principalmente para a fauna ictiológica dos rios da região. 

De acordo com os organizadores, são esperadas a participação de centenas de pessoas. Com relação ao número de embarcações eles aguardam a resposta de proprietários para terem um número exato. Sempre fazendo parte da comissão organizadora, o servidor público municipal e guia turístico Claudionor Duarte Correa, disse que este ano, por conta da pandemia do coronavírus, não garante que conseguirão realizar a área de coleta sempre estipulada de 50 km rio acima e 70 km rio abaixo, totalizando 120 quilômetros, mas que estão empenhados em atingir uma grande área. “Não sabemos ao certo quantas embarcações e coletores teremos à disposição, somente no decorrer dos próximos dias poderemos definir com exatidão qual a extensão da área de atuação da retirada de resíduos, mas o mais importante é que o evento aconteça e sua sensibilização também”, destacou Claudionor Duarte. 

Para o coordenador de Meio Ambiente da prefeitura de Cáceres Dário Diego Senn, o mutirão deve ser mais que um evento de coletagem de lixo, deve tocar fundo nas pessoas e conscientizar a população sobre a necessidade preservacionista e de sustentabilidade. “Esta ação ambiental é muito importante para a vida do rio Paraguai e para garantir às gerações futuras as mesmas oportunidades”, finalizou Diego.      

A título de informação em média a cada mutirão são retiradas cerca de 5 a 7 toneladas de lixo do rio e de baias num trecho de 150 quilômetros.  

O mutirão foi idealizado há 32 anos atrás pelo capitão tenente da Marinha do Brasil, Renato Thomas, hoje oficial da reserva e proprietário de embarcações turísticas, que mais uma vez também está à frente da preparação. “Esta é uma ação coletiva para preservar o rio Paraguai e garantir que esta riqueza no pantanal de Mato Grosso sobreviva. Todos que utilizam de alguma forma devem ter a responsabilidade de não deixar lixo no local” observou Renato. 

 

 

 




fonte: Redação com Assessoria



anuncie anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados