Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Vereadores aprovam criação de programa de amparo e assistência a crianças e adolescentes órfãos da
Data:06/10/2021 - Hora:07h44
Vereadores aprovam criação de programa de amparo e   assistência a crianças e adolescentes órfãos da
Vereadora Mazéh é autora de indicação (Foto: Arquivo)

Uma indicação endereçada ao Executivo Municipal solicitando a criação de um Programa de Amparo e Assistência a Crianças e Adolescentes Órfãos pela Covid-19, foi aprovada pelos vereadores de Cáceres. De autoria da vereadora Mazéh Silva, a propositura relata que o número de menores brasileiros que ficaram órfãos é 180 vezes maior que os cerca de 1,2 mil óbitos na faixa etária até 19 anos desde o começo da pandemia, de acordo com dados de um estudo do Ministério da Saúde. 

Colocado em proporção, o número corresponde a uma taxa de 2,4 órfãos para cada mil brasileiros menores de idade, a quarta maior entre os 21 países incluídos no estudo. 

O trabalho também mostra que as crianças que perderam o pai são, no mínimo, o dobro das que perderam a mãe; no caso do Brasil, no entanto, foi mais que o triplo: 88 mil ficaram órfãos de pai, contra 26 mil que perderam a mãe. Cerca de 17 mil perderam os avós responsáveis por sua criação, estima a pesquisa. 

A vereadora relata que o estudo aponta a necessidade de governos ajudarem as famílias a criar os menores de idade que tenham ficado órfãos devido à pandemia, para evitar a institucionalização e para ajudar as crianças afetadas materialmente e emocionalmente. 

No longo prazo a perda dos pais aumenta o risco de doenças, suicídio, gravidez na adolescência, evasão escolar, violência sexual e vulnerabilidade à exploração econômica, segundo os cientistas. Mazéh, portanto, acredita ser importante articular para que essa política pública de amparo aos órfãos da Covid-19 em situação de vulnerabilidade seja implementada, oferecendo a devida assistência a crianças e adolescentes por parte do poder público municipal. 

A autora finaliza informando a existência, no Senado Federal, de uma proposta que pretende criar um auxílio assistencial para crianças que perderam os pais em decorrência da Covid-19.  O Projeto de Lei nº 2.180/2021, sob análise da esfera em questão, busca garantir que menores de 18 anos recebam amparo financeiro custeado pelo Fundo de Amparo às Crianças Órfãs (Facovid). 

 

 




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados