Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Vivendo com ética
Data:06/10/2021 - Hora:07h17

Sou uma pessoa que não gosta de ver alguém jogar lixo na rua. O motivo é muito simples: precisamos cuidar da nossa casa comum. Isso também serve para os itens públicos que são depredados. Quando destruímos o que é público, de forma direta e indireta, estamos nos prejudicando, já que estes bens são para o nosso uso. 

Tenho receio destes que não olham a sua volta e muito menos enxergam o impacto que sua atitude pode causar em seu meio. Com isso, só percebemos a consequência que um papel de bala jogado no chão pode trazer até passar por uma rua alagada, por conta de entupimento nas redes coletoras de esgoto e águas pluviais. 

Outros podem não sentir falta de um hospital até precisar dele. A verdade é que nós só sentimos falta quando precisamos. 

A questão é que nem todos conseguem olhar o mundo com a visão ampliada, nem entendem que uma boa parte do que nós fazemos pode impactar o próximo fazendo diferença ou prejudicando. Para se viver bem em sociedade é preciso ter a consciência de que a minha ação pode impactar também as pessoas a minha volta. 

Eu costumo falar que, “a “grosso modo”, existem dois tipos de pessoas. Primeiro as que pensam somente em si, que não possuem capacidade alguma de olhar em volta, de perceber o outro, com isso seguem fazendo o que bem entendem. 

São estes que estacionam o carro de forma errada nos locais públicos ou ocupam duas vagas na garagem por estacionar de forma descuidada. São estes também que jogam lixo na rua, sem se importar com o impacto que a sua ação trará. Ou que ouvem som alto, sem se preocupar com seu vizinho. 

Este tipo de cidadão só enxerga apenas a si e acredita que as suas vontades são as únicas coisas que importam, que a vida deve seguir conforme o seu ponto de vista e gostos pessoais. 

Em contrapartida, existe o cidadão que consegue olhar em volta, que procura não prejudicar o espaço que é de todos. Que vive o nós, e não o eu. Normalmente quem é assim, não só procura não incomodar o outro, mas também sabe como viver de forma ética e coerente. 

Somos indivíduos, cada um com um gosto e com suas preferências, isso é normal. A questão é que a palavra “nós” deve se fazer presente quando o assunto for sobre um bem comum, quando a minha ação for invadir o espaço alheio ou mesmo prejudicar a nossa natureza e meio ambiente. 

Viver em sociedade é um modo de pensar que parte da premissa que cada um tem o seu espaço, gosto e preferências e que precisamos respeitar este limite. Mas também é entender que as minhas ações devem ser conscientes e éticas, entendendo que o mundo não gira ao redor dos meus gostos pessoais e escolhas. 

Não se trata de apenas não atrapalhar, e sim, viver entendendo que a minha liberdade vai até a liberdade do outro. Não temos o direito de infringir o direito alheio, e isso se dá seja não depredando um local público, até jogando o seu lixo no lixo, entre tantas atitudes que são simples, mas fundamentais para mantermos a ordem e o respeito mútuo. Viver em comunidade é entender o significado de “nós” e colocar de lado o “eu”! ___***Guilherme Augusto de Carvalho, Bacharel em Teologia, Especialista em Filosofia, Ciências da Religião e Ensino Religioso. Professor da Área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter 




fonte: Guilherme Augusto de Carvalho



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados