Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Trânsito, uma questão de responsabilidade
Data:23/09/2021 - Hora:16h14
Trânsito, uma questão de responsabilidade
Reprodução Web

O calendário registra neste dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito, mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997, criado para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil objetivando diminuir o número de acidentes no país. 

Com o tema “NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”, a semana entre 18 e 25 de setembro é o momento em que as autoridades de trânsito de todo o País promovem campanhas para conscientizar as pessoas do seu papel ao evitar mortes no trânsito. 

E essas ações são mais que necessárias: O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. 

Em 2018, por exemplo, o índice brasileiro atingiu a triste marca de 23,4 mortes por 100 mil habitantes, considerada muito alta. No Brasil, 1 pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito. A cada 2 minutos 1 ser humano sofre sequelas por causa de ferimentos, é o que aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária. 

Mato Grosso registrou 6.688 mortes no trânsito, nos últimos 11 anos. O número corresponde a contabilização de óbitos comprovados por acidentes de trânsito em vias públicas, rurais, rodovias estaduais e federais nos 141 municípios do estado. Também no período, foram registradas mais de 70 mil vítimas de acidente com lesão corporal. Os dados são da Superintendência do Observatório de Violência da Secretaria de Estado de Segurança Pública e contabiliza as mortes dos anos de 2009 a 2019. 

Só para se ter uma ideia, Mato Grosso em 2019, registrou 655.546 mil infrações de trânsito, sendo 358.804 mil cometidas apenas em Cuiabá. Os dados são do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran-MT. 

Transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, em até 20%, é a infração mais cometida por motoristas tanto na Capital quanto no interior do Estado, totalizando 237.581 registros. Avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico é a segunda infração com mais registro em Mato Grosso, contabilizando 77.418 mil. Também estão entre o ranking das 10 infrações mais cometidas no Estado: transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; o condutor não usar o cinto segurança; conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; dirigir veículo utilizando telefone celular, estacionar em locais e horários proibidos especificamente sinalizados; deixar de manter acessa luz baixa dos veículos nas rodovias durante o dia e estacionar no passeio. 

São vários os motivos que levam a um acidente: imprudência, desatenção, despreparo dos motoristas, consumo de bebidas alcoólicas, falta de fiscalização ostensiva, estradas esburacadas, defeitos mecânicos nos veículos, entre outros. Acidentes não acontecem por acaso, e são resultado de escolhas inadequadas e arriscadas por parte de condutores, ciclistas e pedestres.  

Elaborar leis, endurecer regras, aplicar multas, fiscalizar são medidas simples, enquanto o maior desafio é conseguir humanizar o trânsito. Para isso é necessária uma mudança de postura de todos envolvidos no processo. Então que essa mudança comece por você, afinal somos todos responsáveis por nossas escolhas e atos, que possamos ter consciência disso, somente assim podemos reverter essa triste realidade. Pense Nisso....Comece a mudança por você e tenha um Bom Dia!  

 




fonte: Da Redação



anuncie JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
covid
High Society
Comemorando em grande estilo ao lado dos familiares e amigos mais um aniversário, a elegante empresária e coach Eliane Ribeiro, a quem enviamos votos de felicidades. Que esse novo ano venha recheado de coisas boas e vitórias. Parabéns!!!  Felicidades mil a Sebastiana Catelan que colheu mais uma rosa no jardim da vida e foi abraçada pelos amigos e familiares. Que Deus lhe conceda muita saúde e felicidades sempre. Receba o abraço especial desta coluna.  Vivas a aniversariante do dia Marinalva Denipotte Manfrin que desde cedo recebe felicitações dos amigos em sua rede social. Nos juntamos a eles pra desejar muita luz e muitos anos de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados