Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
A profecia da fila
Data:06/08/2021 - Hora:08h00

A carne se tornará artigo de luxo! A afirmação foi dada durante o XVIII Congresso Mundial da Carne, há 11 anos, na Argentina, pelo então secretário de Agricultura do país vizinho Lorenzo Basso. Na época, a reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo causou muita polêmica. Consumidores, produtores e analistas de mercado não acreditavam, ou não queriam acreditar no que liam. Não faltaram críticas. 

O novo patamar do preço da proteína é um movimento mundial, registrado no Brasil e em todos os países produtores, como Austrália, Uruguai e Estados Unidos. A valorização é composta por uma série de fatores que vêm se acumulando ao longo dos anos. Podemos citar, entre eles, o aumento dos custos de produção, o crescimento da demanda mundial, principalmente por novos consumidores como os chineses, e a valorização do dólar, o que torna a exportação mais atrativa. 

Infelizmente não podemos ignorar que a valorização do produto traz sim alguns benefícios, principalmente renda para os produtores, receita para as indústrias e emprego nas regiões beneficiadoras. E tudo isso é muito importante. 

Voltando à questão produtiva, é preciso destacar que a remuneração dentro da pecuária de corte é menor se comparada a outras atividades agropecuárias, como soja ou algodão. Isso acontece porque os investimentos são de longo prazo, entre o nascimento do bezerro e o abate se vão no mínimo dois anos, tempo suficiente para produção de pelo menos quatro safras agrícolas. 

E olha que esses índices têm melhorado com a adesão de tecnologias que garantem melhor produtividade na pecuária, com ganho de peso mais rápido e em menor área. Isso é produção sustentável e precisa ser remunerada. 

Fato é que muitos pecuaristas têm agora uma oportunidade de recomposição de caixa, investimento em tecnologia e agregação de valor que há muito tempo vinha sendo esperada. Culpar a atividade pelo encarecimento da carne não é o caminho. 

O problema não está na valorização do produto, mas no empobrecimento da população. A queda na renda da população, o desemprego, a inflação e a lenta recuperação econômica impactam diretamente no poder de compra das famílias. Dados sobre o consumo de carne mostram que sempre que falta dinheiro no bolso do consumidor, ele busca outras fontes de proteínas como aves e ovos. Ou como foi visto mais recentemente, em casos extremos, até mesmo uma fila de doação. 

Esse fenômeno, chamado de elasticidade, mostra exatamente a ligação entre a renda e o consumo. Neste contexto, apontar o dedo para o produtor rural parece ser o caminho mais fácil, sobretudo para se distanciar de políticas públicas que deveriam ter sido planejadas há dez anos, quando a profecia foi lançada. ___***Luciano Vacari é gestor de agronegócios e diretor da Neo Agro Consultoria 




fonte: Luciano Vacari



rotary AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados