Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
“Árvore da Vida” eterniza emoção do parto para mães no Hospital São Luiz
Data:30/03/2021 - Hora:09h01
“Árvore da Vida” eterniza emoção do parto para mães no Hospital São Luiz
Assessoria

Durante cerca de 40 semanas de gestação, o bebê se une à mãe por meio do cordão umbilical e placenta, que são responsáveis por levar oxigênio e todos os nutrientes necessários para a formação da nova vida. A placenta funciona como o rim, pulmão, fígado e intestino do bebê. No trabalho de parto, após a mulher dar à luz, as contrações também atuam para expulsar a placenta, como ato final do parto. Além da emoção vivida pelas famílias nesse momento, o Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres, desenvolveu um projeto para entregar uma recordação às mães sobre a experiência do parto.   

O “Árvore da Vida: seu amor eternizado” consiste em utilizar a placenta, logo após o parto no HSL, como carimbo em uma folha de papel. O desenho deixado pelo órgão se assemelha a uma árvore, com suas ramificações. Na folha, a equipe assistencial também deixa mensagens de carinho e registra informações sobre o nascimento do bebê, como horário do parto, data, nome dos pais, peso e tamanho. A família pode emoldurar o desenho e levar a recordação para casa.

O São Luiz é uma unidade própria da entidade filantrópica Pró-Saúde. A entidade, presente em mais de 20 regiões do país, estimula o desenvolvimento de ações de humanização que possam tornar a experiência hospitalar mais positiva. O projeto “Árvore da Vida” é desenvolvido pela equipe de Enfermagem da maternidade em conjunto com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Ele compõe uma série de iniciativas com o objetivo de humanizar o parto e o início da vida do bebê. 

A proposta do projeto surgiu a partir da experiência da enfermeira obstetra Arlete Santiago, após pesquisar sobre o tema em outras unidades de saúde pelo Brasil. “Eu estava estudando sobre gestação e partos, quando me deparei com pinturas feitas da própria placenta. Me apaixonei pelo trabalho e por todas as histórias que ficaram marcadas no papel. Na mesma semana, fiz o meu primeiro carimbo. Toda a equipe do hospital abraçou a ideia e, assim, criamos o projeto”, explicou.  

Para Arlete, as famílias se sentem agradecidas com a iniciativa. “Tanto as mães como os acompanhantes ficam visivelmente emocionados e enxergam isso como um gesto de carinho e atenção prestado pela equipe. Isso nos motiva, pois a resposta é sempre gratificante”.   

Como funciona o processo? 

Durante a gravidez, a placenta tem a função de promover a comunicação entre a mãe e o bebê, além de proteger o feto de qualquer agente negativo ao seu desenvolvimento adequado.  

Quando a criança nasce o órgão cumpre o seu papel. Para a realização da arte no Hospital São Luiz, a placenta é retirada e preservada por inteira. Ao final do parto, depois que todos os procedimentos e cuidados são realizados junto a mãe e o bebê, a produção da pintura tem início. Além de presenciar a realização da arte, a mãe escolhe a cor que gostaria de ver no desenho.    

Para Haillany da Silva, mãe que recebeu o presente após o nascimento do seu bebê no São Luiz, a experiência será inesquecível. Eu não esperava receber essa lembrança, fui surpreendida. A ação foi algo muito bonito por parte dos profissionais da saúde. Não conseguirei esquecer desse dia. Todos foram muito bons comigo, agradeço os profissionais que me atenderam”, comenta. 

A realização do desenho junto com a placenta utiliza algumas técnicas para a sua produção. Além da aplicação de tinta, existe ainda a mistura de cores, diluição em água, limpeza da placenta e a utilização de papéis específicos. Todas essas medidas servem para a tinta aderir melhor ao lado exterior da placenta e, assim, tornar mais estruturado o formato de uma árvore, com o intuito de evidenciar as ramificações da placenta. 

O projeto “Árvore da Vida” teve início em 2019, como uma ação informal da Enfermagem. Por conta da pandemia, a iniciativa foi interrompida em 2020. Mas neste ano, as pinturas foram retomadas e implantadas oficialmente na unidade, seguindo todos os protocolos de segurança, uma vez que não oferecem risco de contaminação.  

Gerenciado pela Pró-Saúde, o Hospital São Luiz é especializado em gestações de alto risco, sendo referência no atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Ginecologia e Pediatria para 22 municípios do Oeste Mato-grossense e para algumas cidades do país vizinho, a Bolívia. 




fonte: Assessoria



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
covid
negrao
High Society
Destaque ao aniversariante Eliseu Guilherme Vidal que recebeu ontem os parabéns dos familiares e companheiros de Rotary. Que sua vida seja abençoada com felicidades,. saúde e que todos os seus sonhos se tornem realidade. Nosso abraço recheado de felicitações e desejos de muitos anos de vida. Na foto com a esposa Maria.  Festa, alegria e família reunida, assim Andressa Nascimento comemorou mais uma primavera e nós da família do JCC enviamos fluídos positivos recheados com votos de felicidades, saúde, paz e muitas realizações. PARABÉNS!!! Completar mais um ano de vida é motivo para muita alegria e gratidão, não só para quem aniversaria, mas também para todos os amigos e familiares. Hoje o nosso parabéns ao amigo de longas datas Demis Rogério que comemorou a data ao lado da sua companheira Frankiely, recebendo os abraços virtuais em suas redes sociais.  Muita luz e prosperidades sempre.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados