Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Projeto do acervo histórico literário do Prof. Natalino Ferreira Mendes é aprovado
Data:09/02/2021 - Hora:08h11
Projeto  do acervo histórico literário do Prof. Natalino Ferreira Mendes é aprovado
Assessoria

As iniciativas contempladas pela Lei Aldir Blanc já estão sendo executadas na cidade.  Foi aprovado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, dois projetos que objetivam preservar e divulgar a produção histórica e literária do professor Natalino Ferreira Mendes. 

Os projetos serão executados em 120 dias a contar do mês de janeiro de 2021. E para que alcancem os objetivos desejados, espera-se adesão da comunidade no processo de divulgação e de participação nos eventos programados.  

O projeto “Letras cacerenses” prevê a edição de uma Coletânea de textos que reúne três gerações de escritores, que escrevem, com diferentes olhares, sobre a cidade de Cáceres, das primeiras décadas do século XX até o contemporâneo. As ações que darão origem à obra, que tem a coautoria da Profa. Olga Maria Castrillon-Mendes, estão baseadas em eventos de natureza presencial e/ou online e envolvem o lançamento com sessões de palestras e debates capitaneadas pela Professora Maria Elisabete Nascimento de Oliveira, representante do CEFAPRO/Cáceres.    

A equipe envolvida na sua execução é composta por Olga Maria Castrillon-Mendes (proponente – IHGC/AML), Maria do Socorro de Sousa Araújo (ProfHistória/UNEMAT), Maristela Cury Sarian (ProfLetras-UNEMAT), Neuza Benedita da Silva Zattar (IHGC), Walnice Aparecida Vilalva (PPGEL-UNEMAT), Maria Elisabete Nascimento de Oliveira (CEFAPRO). 

O projeto “Natalino Ferreira Mendes: um mestre da cultura mato-grossense”, está voltado para a seleção dos inéditos, a pesquisa e o registro histórico da vida e obra do escritor, em diferentes plataformas midiáticas. Para isso serão criados um Documentário e um Site que, juntos contarão a história do professor Natalino, cuja trajetória pessoal e profissional, leva a marca de “mestre”. Além dos suportes de divulgação, toda a sua obra publicada e já esgotada será digitalizada e colocada à disposição do público leitor através do Site, além da edição de uma obra inédita, em dois volumes. Esse procedimento visa, a médio prazo, impulsionar as atividades que preparam os eventos de comemoração do Centenário de seu nascimento, em 2024.   

O Mestre homenageado 

Natalino Ferreira Mendes é cacerense e escreve a cidade em prosa e em verso, além de possuir uma folha de serviço prestado à educação, ao poder público e à comunidade. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sociocultural de significativo valor documental e memorialístico, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional. Participam deste projeto, escritores, professores e representantes institucionais: Eduardo Mahon (Escritor e PPGEL/UNEMAT), Edson Flávio Santos (PMC/Núcleo Wlademir Dias-Pino/PPGEL/UNEMAT), Linnet Mendes Dantas (FAPAN/UNEMAT/IHGC), Paulo S. Fanaia Teixeira (IHGC), Maria do Socorro S. Araújo (ProfHistória/UNEMAT/IHGC), Neuza Zattar (IHGC), Maria Elisabete N. de Oliveira (CEFAPRO), Jocineide C. M. de Sousa (UNEMAT/CEFAPRO), Acybe de Souza Coutinho (Escola “Natalino Ferreira Mendes”) e Maria do Carmo Silva (Escola Municipal/PNE).  

 




fonte: Redação com Assessoria



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados