Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Comissão de Indústria e Comércio discute implantação de lojas francas em Cáceres
Data:05/02/2021 - Hora:07h51
Comissão de Indústria e Comércio discute implantação de lojas francas em Cáceres
Reunião com representantes dos governos de MT e RS (Foto: Assessoria)

O município de Cáceres deve receber ainda este ano as primeiras lojas francas (free shops) na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Para discutir formas de agilizar a concretização deste avanço para a região Oeste, o deputado Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, realizou nesta quarta-feira (3) uma reunião ampliada com a presença virtual de autoridades de MT e Rio Grande do Sul, que tem 11 cidades gêmeas.  

Esta modalidade foi autorizada no Brasil em 2012. Em 24 de abril de 2019, uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional incluiu as cidades de Cáceres e San Mathias nesta modalidade que reforça o intercâmbio comercial entre os dois países. Cáceres já aprovou em 2020 uma lei municipal regulamentando a questão das lojas francas e a Assembleia aprovou legislação estadual de autoria do deputado Max Russi (PSB). A implantação do novo sistema só depende agora de um decreto regulamentador a cargo do governo do Estado. 

“Foi uma reunião muito produtiva, com representantes dos governos de MT e RS, da prefeitura e das entidades do comércio estadual e de Cáceres. Reunimos muitas informações sobre o funcionamento dos free shops, as providências legais necessárias, as etapas da regulamentação. O governo do Estado já tomou várias providências, incluiu as estimativas de impacto na receita na LOA e tenho certeza que o governador, que já garantiu a ZPE, agilizará a regulamentação. Cáceres pode viver um ciclo de prosperidade e se tornar um centro de turismo de compras, com as free shops, hotéis, restaurantes e outros serviços”, destacou Avallone.  

Pólo Regional - A reunião da Comissão foi sugerida pelo ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), que esteve recentemente em Uruguaiana (RS) para conhecer o funcionamento do sistema de cidades gêmeas. Como gestor, tomou as providências iniciais e encaminhou ofício ao governador propondo os free shops. “O que vi em Uruguaiana foi muito positivo, o sistema aquece a economia das cidades e beneficia todos os segmentos. Não haverá perda, mas ganho pela receita gerada pelos consumidores que iam comprar em outro país, pelo turismo e movimentação da economia”, disse Francis.   

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, foi quem sancionou a legislação municipal de Cáceres relativa às cidades gêmeas quando era vice-prefeita. Ela lembrou que a Unemat já fez vários estudos sobre a viabilidade das lojas francas e agora a comunidade cacerense aguarda a consolidação deste importante avanço. O deputado federal Dr. Leonardo (SD), que representa a região Oeste, destacou o trabalho da Comissão da ALMT que está agilizando este importante projeto para a faixa de fronteira. “Cáceres precisa fortalecer sua economia até para aumentar a segurança, pois os riscos nascem  também da falta de empregos e de oportunidades’, disse o parlamentar. 

Apoio - O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, disse que a Sedec está acompanhando todas as providências para a regulamentação. Ele justificou o zelo da Secretaria de Fazenda para manter o equilíbrio fiscal e cumprir a lei de responsabilidade, conforme explicou em sua apresentação o Secretário Adjunto da Receita Pública em Exercício, Vinícius Simione. “O governo já fez todo o planejamento financeiro, incluiu na LOA e certamente encontraremos os melhores caminhos. Foi assim com a retomada da ZPE e também no caso das lojas francas, o governo está comprometido com estes projetos”, disse Miranda. 

Para o presidente da Câmara Setorial Temática da Faixa de Fronteira da ALMT, ex-deputado José Lacerda, as lojas francas e a ZPE vão trazer desenvolvimento comercial e industrial para a região Oeste, que há mais de 35 anos sonha com este salto para o futuro. “Cáceres e outros 22 municípios estão numa região com índices de pobreza significativos, IDH baixo e poucas oportunidades de emprego. Esta nova engenharia financeira vai transformar a região em faixa de integração, deixando de ser área de risco. As cidades gêmeas começam a redimir a região e juntamente com a ZPE vamos dar um salto de qualidade com grande impacto na qualidade de vida da população”, afirmou. 

O empresariado foi representado na reunião pelo presidente da Federação das Associações Comerciais (Facmat) Jonas Souza e pelo presidente da Associação Comercial de Cáceres, Thiago Pereira. Eles destacaram o apoio das entidades no fortalecimento da economia regional, com respeito aos interesses dos comerciantes locais.  

Cidade Gêmea - O conceito de "cidade gêmea" se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos e permite o livre comércio na região fronteiriça. Conhecida também como Duty Free, Free Shop ou Duty Free Shop, a Loja Franca é um Regime Aduaneiro Especial que permite a instalação de estabelecimento comercial para vender mercadoria nacional ou estrangeira sem a cobrança de tributos, contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira. No Brasil existem atualmente 32 cidades gêmeas em 10 estados. Mato Grosso do Sul tem sete (Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Porto Murtinho). 

 

 




fonte: Assessoria



AREEIRA JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
covid
High Society
Comemorando em grande estilo ao lado dos familiares e amigos mais um aniversário, a elegante empresária e coach Eliane Ribeiro, a quem enviamos votos de felicidades. Que esse novo ano venha recheado de coisas boas e vitórias. Parabéns!!!  Felicidades mil a Sebastiana Catelan que colheu mais uma rosa no jardim da vida e foi abraçada pelos amigos e familiares. Que Deus lhe conceda muita saúde e felicidades sempre. Receba o abraço especial desta coluna.  Vivas a aniversariante do dia Marinalva Denipotte Manfrin que desde cedo recebe felicitações dos amigos em sua rede social. Nos juntamos a eles pra desejar muita luz e muitos anos de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados