Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
SINDJOR/MT solicita inclusão de jornalistas que cobrem a pandemia no grupo prioritário de vacinaç
Data:02/02/2021 - Hora:08h04
SINDJOR/MT solicita inclusão de jornalistas que cobrem a    pandemia no grupo prioritário de vacinaç
Divulgação

O presidente da Junta Administrativa do SINDJOR/MT, Itamar Perenha, protocolou na semana passada, oficio em que solicita ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, a inclusão dos jornalistas entre os grupos prioritários de vacinação contra covid-19 e outros vírus. A argumentação aponta os riscos a que estes profissionais estão expostos no seu trabalho quanto à contaminação pelo Sars Cov-2 e salienta que a necessidade, quanto à inclusão, se apresenta porque os trabalhadores da informação podem ser vetores da doença, pois transitam em ambientes possivelmente contaminados, como unidades de saúde e funerárias, em diferentes turnos de trabalho, quando são convidados inclusive a cobrir coletivas de imprensa em locais insalubres ou com potencial risco de contaminação. Isso ocorreu em 2020, quando a própria Secretaria de Estado de Saúde convocou os veículos de imprensa para inauguração de alas hospitalares.  

O documento protocolado foi copiado aos Secretários das Pastas da Saúde e da Comunicação e ressalta que o Decreto nº 10.288, do governo federal, de 22/03/2020, tornou o jornalismo atividade essencial desde o início da pandemia, em função da necessidade de informar a população e dar publicidade aos atos praticados pelo Estado. 

Segundo o presidente da Junta Administrativa do SINDJOR, Gestão 2021, “Em defesa do Jornalista”, o objetivo é incluir como prioritários os profissionais que estão atuando na linha de frente, buscando a informação em unidades hospitalares, postos de atendimento, junto de pessoas contaminadas e seus familiares, entre outros locais onde acabam sendo expostos à contaminação para realizarem seu trabalho, cobrindo pautas externas. 

“É importante lembrar que em quase todos os veículos de comunicação do Estado de Mato Grosso há relatos de profissionais contaminados com covid-19, incluindo possíveis casos de reincidência da contaminação. E esses profissionais, assim como outros que atuam na linha de frente, podem ter trabalhado contaminados até que os sintomas apareceram, ocasionando riscos para colegas, familiares e a população com a qual tiveram contato”. 

O ofício cita ainda que o Brasil é o segundo país com maior número de óbitos entre jornalistas no mundo, segundo a Press Emblem Campaign (PEC), com o registro de 602 vítimas, sendo metade delas jornalistas que viviam na América Latina. 




fonte: Assessoria



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados