Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
A espera de um lugar
Data:02/02/2021 - Hora:07h56

 A fila é uma metáfora de nossa sociedade. Lembro-me de meu pai indo de madruga para fila em busca de uma vaga para mim e meus irmãos na E.E. Maria Constança Barros Machado. Lembro igualmente da fila, da dor na fila, no corredor, da Santa Casa, hospital de Campo Grande. 

Vejo com dor, não com a dor da dor na fila do corredor (as dores não são iguais, amigo leitor); vejo com dor a fila da cirurgia no SUS, a fila das “creches”, a fila da “casa própria”, a fila dos “benefícios assistenciais”, da aposentadoria, do emprego, dos auxílios, a fila das UTIs, a fila dos processos…as filas por comida, a fila da sopa, da cesta básica. 

Schwartz (1978) disse e demonstrou que toda a sociedade pode ser analisada como uma grande rede de filas inter-relacionadas. Quando um sistema não pode (ou não quer) atender a determinados usuários cria-se, inevitavelmente, uma situação de conflito, conhecida como “fila”. 

Nas filas ocorre de tudo. Uma promotora de justiça me contou que certa vez, ao chegar em um banco, havia uma fila bagunçada, e não havia nenhum funcionário tentando organizá-la, ou qualquer organização natural. Ao descer no estabelecimento bancário, de dentro, de traz da porta de vidro, saiu um gerente chamando essa minha colega para entrar. Ela disse – Mas e a ordem da fila, quem está na frente e quem está atrás?! O funcionário gerente gaguejou, enquanto isso ela arrumava a fila e esperava sua vez. Quando a viam na rua diziam: “Olha lá a moça que arrumou a fila do banco…”. Há muitas filas e muitas soluções!! 

As filas apresentam muitas formas. Há aqueles que, mesmo se ausentando de uma fila, pedem para que lhe seja guardado o seu “lugar”. Já ouvi esse pedido um tanto estranho. Existem as filas que são tudo, menos “indiana”. Há filas em dupla, enquanto um vai pegar o outro fica na fila…manobra bastante alheia também. 

E existe a fila furada. Quem não se sente mal com o “fura-fila”?! Penso que até ele mesmo se sente mal, quando vê! Quando vê o outro a espera, o estar na frente, o que revela, o que diz a fila. 

Ora, esse alinhamento quer extirpar o desejo de grupos ou classes, dos que, por berço ou por concessão, detêm privilégios; as nobrezas e fidalguias. Quer afastar essa noção hierarquizada da sociedade, essas separações vazias de “esquerda” e “direita”. O querido à fila é que o pobre, o marginal, o velho, o negro podem estar em primeiro lugar ou, pelo menos, num lugar nessa “ordem”. 

A fila espera acabar com os privilégios antigos e com as vantagens modernas. Não é tão ruim ficar atrás de uma pessoa desconhecida e na frente de outra, ir do último ao primeiro. Senhores “privilegiados”, por favor, não furem a fila!!!! ___***Emanuel Filartiga é Promotor de Justiça em Mato Grosso 

 




fonte: Emanuel Filartiga



rotary anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados