Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cáceres integra Programa Reciclus com ecoponto para descarte correto de lâmpadas fluorescentes
Data:23/12/2020 - Hora:03h49
Cáceres integra Programa Reciclus com ecoponto   para descarte correto de lâmpadas fluorescentes
Em Cáceres o Supermercado Juba é parceiro (Foto: Divulgação)

Cáceres está entre as 23 cidades mato-grossenses a fazer parte do programa Reciclus criado em 2015, que realiza a coleta e destinação correta de lâmpadas fluorescentes. A criação desses ecopontos é uma iniciativa da associação Reciclus e é voltada exclusivamente às lâmpadas de uso doméstico, sejam elas fluorescentes, de vapor de mercúrio, sódio e metálico, além das lâmpadas de luz mista.  

Recentemente, a Reciclus alcançou 1,8 milhões de kg de lâmpadas pós-uso coletados em todo o País. Em Mato Grosso os pontos de coleta Reciclus estão localizados nas cidades de Cáceres, Barra do Garças, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande (4). 

A preocupação com o descarte correto está exatamente na questão ambiental. Como muitas dessas lâmpadas utilizam produtos químicos como base, misturá-las com o lixo comum pode fazer com que esses componentes atinjam o solo, aumentando o risco de contaminação. 

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável. 

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente. 

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade. 

 




fonte: Da Redação



anuncie aqui anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
rotary alimento
sicredi
High Society
Parabenizamos a linda Valentina Figueiredo que foi aprovada no vestibular de medicina da Unic. Merecidamente você conseguiu! E hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! A força de vontade e a persistência trouxeram você a esse momento tão especial. Temos a convicção que essa conquista é o início de muitas outras...Que essa nova fase seja repleta de aprendizado e vitórias.  Um brinde ao casal Amarildo Merotti e Adriana Maciel Mendes, que celebraram mais um ano de casados, mais um ano de vida ungida pelas mãos de Deus. Desejamos que a felicidade continue fazendo parte do seu enlace matrimonial e que mais anos abençoados se possam acrescentar a todos aqueles que já contaram juntos. Um abraço forte a esse casal que tem fé no amor. Lançado o livro “Cáceres, Passado e presente de uma geografia poética” que proporciona ao leitor a arte em forma de poesia escrito pela ilustre cacerense Olga Castrillon Mendes, revelando a beleza histórica, cultural e religiosa da cidade com imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Rai Reis.  O livro valoriza e difundi a Princesinha, reconhecendo a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal. Aplausos pelo belíssimo trabalho que teve apoio da ALMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres. Fica a dica de leitura.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados