Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Washington Calado é reconhecido pela vida dedicada às causas rotárias
Data:23/12/2020 - Hora:03h19
Washington Calado é reconhecido pela vida dedicada às causas rotárias
Washington com troféu Paulo Viriato (Foto: Reprodução)

Desde seu ingresso na instituição, em 2009, como associado ao Rotary Club de Cáceres, cidade que adotou para viver, trabalhar e constituir família e por ela foi adotado, Washington Calado Barbosa, sul mato-grossense de Deodápolis, tem demonstrado grande dedicação, empenho e amor à instituição Rotary e as causas que essa defende. 

Neste período de tão somente 11 anos, já apresenta um currículo invejável de realizações os quais levam seu DNA rotário. São incontáveis campanhas, trabalhos, projetos e ações que visam sempre o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e suas comunidades; tendo um olhar e carinho especial aos mais necessitados. 

Fica difícil defini-lo numa única palavra se o quisermos caracterizar, dada à polivalência de suas qualidades; mas poderíamos apor-lhe a palavra INCANSÁVEL; ele é incansável na busca de soluções aos inúmeros problemas sociais de nossas comunidades; incansável na busca de recursos para solucionar tais problemas; incansável na motivação das equipes que lidera e liderou, inspirando-lhes a alcançar metas e, talvez, essa seja sua maior qualidade...um verdadeiro MENTOR de Rotary. 

Dentre seus principais feitos como rotariano e, isso está longe de abarcar todas suas realizações, destacaríamos a título de menção: encontro de governadores distritais do Brasil eleitos para ano rotário 2019-2020, em novembro de 2017, em Cáceres; foi algo inédito na agenda rotária e teve repercussão internacional; trabalho de aproximação e fortalecimento dos clubes das regiões V e XV como governador assistente 2014-15; criação do primeiro clube satélite do Distrito 4440, o atual Rotary Club Cáceres Caramujo, decorrente desse primeiro muitos outros foram criados no Distrito; responsável pela implantação do Projeto das 100 ATIs (academias da terceira idade), idealizado pelo governador Altair Nunes Ferreira (2015-16); responsável pelo maior projeto de Banco Ortopédico já realizado, com aquisição de mais de 1000 itens entre cadeiras de roda e de banho, andadores e muletas através de recursos conseguidos de emendas parlamentares e distribuídos aos clubes de  toda região Oeste; responsável pela busca de recursos de emenda parlamentar, aquisição e implantação de 20 parquinhos em Cáceres e mais 08 cidades da Região Oeste; líder e guia de uma viagem internacional ao Chile, em outubro de 2013, com a participação de 38 companheiros. 

Como governador Washington e sua equipe distrital conseguiram resultados expressivos, mesmo durante a Pandemia da Covid-19; através de emendas parlamentares, recursos próprios e da Fundação Rotária com a realização de Projetos de Subsídios Globais, muitas comunidades foram beneficiadas. Para citar algumas conquistas: projeto socioeducativo para jovens carentes em Guiratinga, com participação do Rotary Club de Turim – Itália; projeto de modernização dos equipamentos de Raio-X do Hospital Municipal de Campo Verde; projeto da Carreta de Combate ao Câncer de Sinop. Além desses, muitas ações com a distribuição de dezenas de toneladas de alimentos às famílias carentes em parceria com o Grupo Cometa e os clubes do Distrito; confecção e distribuição de milhares de máscaras individuais e EPIs a grupos específicos e profissionais da área de saúde. Se computássemos numa única planilha contábil todos os recursos empregados nessas ações eles superariam os R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais); isso mesmo, um valor impressionante! 

Poderíamos estender e muito esse rol de realizações às comunidades do nosso distrito, mas paramos por aqui. Porém, um dos feitos que mais o orgulha e nos orgulha, como companheiros desse distrito, são as conquistas à instituição, como as relativas ao DQA (Desenvolvimento do Quadro Associativo). E nesse particular não sobram dúvidas para quaisquer ilações que por ventura alguém, inadvertidamente, queira fazer: são tão expressivos e significativos os números que Washington apresenta, como os decorrentes de sua gestão à frente do Distrito 4440, como campeão absoluto de criação de novos 12 novos clubes e crescimento do quadro de 336 associados, com a outorga do troféu “Companheiro Paulo Viriato Corrêa da Costa”, a mais alta distinção rotária do país.  

Não bastasse essa gama expressiva de conquistas e realizações, Washington nos surpreende mais uma vez. Convidado pela governadora Brígida Maria Fischer, 2020-21, para coordenar o DQA distrital, propõe a Caravana da Expansão e ambos se lançam a cumprir metas ousadas: zerar o vazio rotário do Distrito, fundando clubes em todos 141 municípios do Estado (os que ainda não possuem) e alcançar a marca de 3000 associados ao final da atual gestão. Metas elevadas para qualquer dirigente rotário, mas não duvidemos da garra e disposição da dupla, para esse trabalho. E mais clubes foram fundados no mês de novembro, nas distantes e acolhedoras cidades de Colniza, Aripuanã  e Juruena, integrantes da região XVIII. Ele nos descreveu a emoção e lágrima nos olhos dos novos companheiros que estarão à frente desses novos clubes. Essa parceria Brígida & Washington é algo inédito em Rotary e certamente servirá de inspiração a outros distritos. 

Para finalizar, trazemos detalhes de uma conversa que Washington teve com o Companheiro Hipólito, curador da Fundação Rotária e que bem sintetiza e expressa a admiração de seus pares e do seu potencial realizador: disse o eminente companheiro -“equacionadas as questões relativas à família e à empresa, seu caminho natural é alçar o cargo de Diretor de RI”. Alguém dúvida? 

Evidentemente que toda essa gama de realizações e dedicação de nosso Companheiro Washington requer planejamento, empenho e dedicação. E isso, é claro, não acontece sem uma grande dose de sacrifício pessoal, de renúncias e prioridades. Pedimos a Deus que o proteja, bem como a governadora Brígida, nas suas viagens e lhe preserve a saúde em tão importante missão que beneficia a muitos. 

Nota: devido ao espaço destinado à matéria na mídia impressa, realizações como presidente do Rotary Club de Cáceres (2014-15) e coordenador assistente do DQA, Zona 29, serão priorizadas em outras matérias. 

 

 

 

 

 

 




fonte: Gilmar Marostega/IP2020/21



anuncie JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados