Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Ceja em Cáceres será transformado em Ediebs e ofertará o EJA, Ensino Fundamental e Médio
Data:08/12/2020 - Hora:07h13
Ceja em Cáceres será transformado em Ediebs    e ofertará o EJA, Ensino Fundamental e Médio
Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliará a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Mato Grosso e também do ensino regular. “A afirmação de que haverá o fechamento dos Cejas não é verdadeira. Nós não fecharemos os prédios que hoje atendem os Cejas”, afirma o secretário executivo de Educação, Amauri Fernandes. 

Para fortalecer o atendimento, a Seduc transformará dez Cejas em Escolas de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (Ediebs), que ofertarão não só a EJA, mas também Ensino Fundamental e Médio regulares. A ação faz parte do reordenamento dos 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). 

“Faremos a adequação e a melhoria na oferta da EJA. Porque temos hoje no Estado 1,5 milhão de jovens e adultos que não completaram a educação básica. Os 21 prédios dos Cejas atendem 16 mil dessas pessoas. Queremos aumentar a oferta”, reforça o secretário. 

A atual gestão da Seduc elevou a atenção ao assunto Educação de Jovens e Adultos ao criar uma Coordenação sobre o tema na estrutura da Seduc. 

Ampliação da EJA 

Para ampliar a quantidade de matrículas, a Seduc otimizará os espaços disponibilizados nas Ediebs, que atenderão todas as modalidades de ensino e ampliarão a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para escolas de ensino regular. 

As Ediebs serão instaladas nos espaços em que estão os Cejas, desde que em prédios próprios e com os mesmos profissionais da educação que estavam nos centros. 

Da mesma forma, os estudantes de cada Ceja serão transferidos para a respectiva Edieb, sem nenhum prejuízo em suas vidas ou processos educacionais. 

“A oferta da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, não acabará na rede estadual. Estamos com trabalho na Seduc de reestruturar e adequar espaços dos Cejas, sendo que alguns serão Ediebs. Vamos otimizar os espaços e entregar os prédios alugados”, assegura o secretário de Educação Alan Porto. 

Em síntese, a ideia é integrar os alunos trabalhadores com as demais modalidades de ensino, com a ampliação do número de vagas da EJA nas escolas de ensino regular e, ao mesmo tempo, trazer a educação básica para as Ediebs. 

Expansão da educação básica 

A meta da Seduc para os próximos dois anos é alfabetizar 40 mil jovens e adultos (inclusive do Projeto Muxirum). No ensino fundamental, atender a 50 mil jovens e adultos e, para o ensino médio dessa modalidade, 60 mil trabalhadores.  

Além disso, os locais do Exame Online (quando o aluno faz inscrição por disciplina para uma conclusão rápida, tanto do ensino fundamental como ensino médio), serão ampliados dos atuais 21 locais para 32 opções em todo o Estado. Com mais pontos de Exame Online, a meta é atender 150 mil alunos trabalhadores jovens e adultos nos próximos dois anos. 

Dez Cejas que serão transformados em Ediebs 

15 de outubro – Barra do Bugres; Marisa Mariano – Barra do Garças; Milton Marques Curvo – Cáceres; Cleonice Miranda – Colider; Creuslhi Ramos – Confresa; Almira de Amorim – Cuiabá; Marechal Rondon – Jaciara; Paulo Freire – Nova Mutum; Benedito Silva Freire – Sinop e Licínio Monteiro – Várzea Grande 

Cejas que estão em avaliação 

Cesário Neto – Cuiabá; José Dias – Juara; Alternativo – Juína; 6 de agosto – Pontes e Lacerda; Getúlio Vargas – Primavera do Leste; Alfredo Marion – Rondonópolis; 25 de junho – Rosário Oeste; Antônio Casagrande – Tangará da Serra. 

Alta Floresta e Diamantino funcionam em prédios alugados que serão devolvidos aos proprietários. Os alunos serão redimensionados para escolas próximas. 

Em Sorriso, o Ceja Arão Gomes Bezerra, já funciona na Escola Estadual Mário Spinelli. 

 

 




fonte: Assessoria Seduc



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
SEcretaria Saúde
High Society
Desejamos sucessos a nova gerente do Atacado Pantanal, Girlaine da Cruz Matos, que faz parte da família Juba desde 2012, com boa experiência comercial ela exercia as funções de fiscal de caixa no Jubão, e esta semana assumiu a gerência da loja. Parabéns ao Grupo Juba pela valorização e oportunidades de crescimento aos colaboradores. Um click mais que especial a aniversariante do fim de semana, Cristina Ferreira, que recebe os abraços dos companheiros rotarianos, amigos e familiares que cantam o tradicional Parabéns! Desejamos um ótimo dia e um Feliz Aniversário! Casal nota 1000 Erze Souza e Ryvia Sodré, que são presença marcante nos acontecimentos mais mais da city.  Grande abraço.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados