Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Maratona Bichos do Pantanal promove evento e encerra o ano em grande estilo
Data:08/12/2020 - Hora:07h06
Maratona Bichos do Pantanal promove evento e encerra o ano em grande estilo
Assessoria

A "Maratona Bichos do Pantanal", evento virtual e gratuito, composto por quatro módulos com temas ligados à Ciência, Educação Ambiental e Turismo Sustentável, acontece no dia 9 de dezembro, das 9h00 às 18h00 (horário de Brasília / das 8h às 17h no Mato Grosso), em meio a um momento-chave para despertar e ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade no Pantanal, a importância da conexão com a natureza e as práticas sustentáveis para geração de emprego e renda. 

Tendo em vista os acontecimentos marcantes do ano, como a pandemia da Covid-19, queimadas no Pantanal e as consequências para o bioma, o primeiro módulo é um convite para reflexão em torno da Conexão com a Natureza como forma pedagógica de educação ambiental. Para este tema, o evento conta com a mediação da jornalista Eunice Ramos - repórter da TV Centro América, afiliada da Globo no MT, conduzindo o debate entre Dal Marcondes - jornalista Amigo da Infância e diretor executivo da Agência Envolverde, Laís Fleury - coordenadora Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Mahal Massavi - coordenador de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal, e Yana Marull - jornalista, ilustradora e escritora. 

Na sequência, Aquarismo e Relação Peixes e Plantas nas águas do Pantanal é o tema que norteia o segundo módulo, mediado por Carla Aranha - jornalista da Revista Exame ao lado do palestrante Claumir Muniz - coordenador de Ictiofauna do Projeto e professor doutor na UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso), junto com a professora e pesquisadora Maria Antonia Carniello, da mesma universidade. Completam o quadro, as palestras de Eunice Ramos - repórter TV Centro América e coautora do livro Rio Paraguai - Das nascentes à Foz, e Ricardo Cardoso - Oceanógrafo do Departamento Técnico do Aquário de São Paulo, encerrando a primeira parte da Maratona, às 12h, horário de Brasília (11h no MT). 

Biodiversidade e ecologia da vida selvagem 

Às 14h de Brasília (13h no MT), tem início a segunda parte do evento, com Wilkinson Lopes - biólogo, pesquisador do Projeto Bichos do Pantanal, abrindo o módulo Mastofauna e Avifauna do Pantanal - Biodiversidade e ecologia da vida selvagem, que conta com a mediação de Ana Carolina Amaral - repórter de meio ambiente do jornal Folha de S.Paulo . 

A primeira palestra é de Douglas Trent - diretor de pesquisas científicas e mentor do Projeto Bichos do Pantanal - e aborda as Onças-Pintadas, ao lado de Caroline Leuchtenbeger - da IUCN Otter Specialist Group, Brasil, falando sobre Ararinhas, e de Mariana Landis - Lowland Tapir Conservation Initiative, Instituto Manacá, Legado das Águas - trazendo conteúdo sobre Antas. O bloco termina com palestra sobre Avifauna proferida por especialista do Avistar - Encontro Brasileiro de Observação de Aves. 

O quarto e último módulo da Maratona Bichos do Pantanal traz à luz um panorama completo sobre o Turismo de Natureza como ferramenta de preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda. Mediado pelo jornalista americano, Matthew Shirts - editor no World Observatory of Human Affairs, dedicado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o painel conta, mais uma vez, com o ecólogo americano Douglas Trent, abordando o tema central do seu livro Como Implementar o Ecoturismo Promovendo o Desenvolvimento de Comunidades, e seus convidados especiais Pedro Meloni Nassar - coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, Roberto Fagundes - um dos mentores da Estrada Real, Vitoria de Carvalho - Cristalino Lodge e Eduardo Falcão - Reserva Ecológica do Jaguar.
Época de Reprodução Científica 

Além do webinário recheado de conteúdo exclusivo, durante a Maratona Bichos do Pantanal serão lançados seis livros de cunho científico. A Pedagogia da Natureza, assinado por Mahal Massavi e Yana Marull; a Relação Peixes e Plantas nas águas do Pantanal e Peixes que encantam o Pantanal, dois títulos de autoria de Claumir Muniz. É Douglas Trent quem assina Ecoturismo Comunitário e o livro Linha de Base da Vida Selvagem do rio Paraguai, título que conta com o coautor de Wilkinson Lopez. Para quem deseja aprofundar conhecimento sobre o trabalho completo do Projeto Bichos do Pantanal, o lançamento da versão revisitada do livro Alto Pantanal é a indicação. No final de cada módulo apresentado durante o evento, o público participante concorre aos sorteios de exemplares referentes ao tema do painel. 

APP e Vídeos 

Além dos livros, o Projeto lançará também o APP Bichos - voltado para educação ambiental da primeira infância. A proposta é um jogo de memória com imagens de várias espécies da fauna pantaneira. 

Vídeos de animação para crianças e institucional sobre o Projeto Bichos do Pantanal completam o evento animando os intervalos da Maratona. 

Grandes nomes, grandes ideias e lançamentos marcam a Maratona Bichos do Pantanal, Projeto realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Mais do que um evento de fim de ano, a Maratona é um convite a todos aqueles que desejam correr em prol da preservação do nosso meio ambiente. 

Informações práticas 

As inscrições já estão abertas e podem feitas até o dia 8 de dezembro, pela plataforma Sympla https://www.sympla.com.br/maratona-bichos-do-pantanal__1075856




fonte: Assessoria



rotary anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
SEcretaria Saúde
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a linda Valentina Figueiredo que foi aprovada no vestibular de medicina da Unic. Merecidamente você conseguiu! E hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! A força de vontade e a persistência trouxeram você a esse momento tão especial. Temos a convicção que essa conquista é o início de muitas outras...Que essa nova fase seja repleta de aprendizado e vitórias.  Um brinde ao casal Amarildo Merotti e Adriana Maciel Mendes, que celebraram mais um ano de casados, mais um ano de vida ungida pelas mãos de Deus. Desejamos que a felicidade continue fazendo parte do seu enlace matrimonial e que mais anos abençoados se possam acrescentar a todos aqueles que já contaram juntos. Um abraço forte a esse casal que tem fé no amor. Lançado o livro “Cáceres, Passado e presente de uma geografia poética” que proporciona ao leitor a arte em forma de poesia escrito pela ilustre cacerense Olga Castrillon Mendes, revelando a beleza histórica, cultural e religiosa da cidade com imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Rai Reis.  O livro valoriza e difundi a Princesinha, reconhecendo a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal. Aplausos pelo belíssimo trabalho que teve apoio da ALMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres. Fica a dica de leitura.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados