Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cáceres e Reserva do Taiamã ganham estações meteorológicas
Data:01/12/2020 - Hora:09h02
Cáceres e Reserva do Taiamã  ganham estações meteorológicas
Ilustrativa

Os incêndios que acometeram o Pantanal neste ano destruíram cerca de 30% do bioma. Sua rica e exuberante biodiversidade ardeu em chamas por mais de 90 dias. Esses acontecimentos demonstraram, entre outros fatores, que a maior planície alagável do mundo, carece de alternativas que possam servir de base para análises ambiental e de risco, principalmente em tempos de escassez hídrica severa. 

Para conter os efeitos das mudanças climáticas e outros eventos extremos - seca severa, possibilidade de incêndios, inundações repentinas - um dos legados deixados pela Ação Bicho Vivo, realizada pelo Instituto Sustentar, foi a aquisição de duas estações meteorológicas. Uma para cidade de Cáceres, que será gerenciada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e outra para a unidade de Conservação da Estação Ecológica de Taiamã - gerenciada pelo ICMBIO em parceria com a UNEMAT. 

Estas duas estações meteorológicas, pioneiras no Alto Pantanal, acabam de ser inauguradas. A expectativa é suprir a necessidade de levantamento de dados na região e fazer monitoramento ambiental. Num primeiro tempo, esse controle será realizado pelos pesquisadores do Projeto Bichos do Pantanal e pelos professores Claumir Muniz, Wilkinson Lopes, Ernandes Sobreira (profº convidado), da Universidade do Mato Grosso (UNEMAT). Posteriormente, a tarefa será transferida para um profissional concursado da Instituição.
"As estações meteorológicas são extremamente importantes para compreensão do clima da região", explica profº. Claumir Muniz, doutor em ecologia e coordenador de Ictiofauna do Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. "A atual ausência de dados no Alto Pantanal inviabiliza geração de informações, impedindo previsão de qualquer tipo de ocorrência na região. Antes desta aquisição, as previsões eram feitas em outros locais, muitas vezes distantes demais", comenta. "Em consequência disso, sempre remediávamos a situação, agora vamos preveni-las", finaliza. 

Com essas aquisições, a situação muda de figura. A cidade de Cáceres e a Estação Ecológica de Taiamã ganham uma importante ferramenta de análise ambiental, capaz de gerar dados e compartilhar informações que podem auxiliar nas tomadas de decisão, principalmente quando se trata de mudanças climáticas - que ocorrem pontualmente no Pantanal - , beneficiar qualquer atividade que dependa de umidade, temperatura e demandas de chuva, além de propor ações e procedimentos que sejam mais efetivos na prevenção de novos incêndios a médio e longo prazo. 

"Nossa responsabilidade socioambiental na luta contra os incêndios que marcaram o ano de 2020 não se limitou em apagar o fogo", comenta Jussara Utsch, presidente do Instituto Sustentar. "Nós estamos trabalhando para evitar novas catástrofes ambientais e continuaremos atuando para recomposição e preservação do Pantanal", finaliza. 

Estação Ecológica de Taiamã (Foto: Divulgação) 




fonte: Assessoria



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados