Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Em live, escritora cacerense, lança nesta segunda o livro Matogrossismo
Data:27/11/2020 - Hora:07h53
Em live, escritora cacerense, lança  nesta segunda o livro Matogrossismo
Divulgação

 Na segunda-feira, (30), a escritora cacerense Olga Maria Castrillon Mendes lança sua mais nova obra intitulada Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários". Devido a pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de lançamento será de forma virtual com início às 19 horas e transmitida pelos sites Editora Carlini & Caniato, do Programa de Pós-Graduação em Estudos literários e da Revista Pixé. 

De acordo com a autora, a publicação é símbolo de uma fase da vida concluída e da reinvenção de uma nova etapa. Após o percurso das experiências como professora de língua e literatura, em escolas pública e privada, e no ensino superior, o desejo da autora foi recolher os textos que discutissem um sentido para Mato Grosso, a partir da produção literária. Estão na linha dos questionamentos, o espaço sócio-cultural em que floresce a produção local, a germinação dos afetos e a necessidade de permear alguns caminhos de reflexão sobre identidades brasileiras a partir de um determinado locus de enunciação. Pensar e sentir Mato Grosso se resume em necessidade de expressão afetiva, daí o neologismo do título, uma parceria intelectual do escritor Eduardo Mahon, um entusiasta pensador e companheiro destas caminhadas.    

A obra resume, pensamentos/questionamentos sobre o papel de Mato Grosso na constituição da identidade brasileira. Essas reflexões têm início em textos sobre o período de formação da literatura, através das crônicas de viagem e do processo de formação da literatura brasileira, cujos protagonistas inscreveram as primeiras imagens de Mato Grosso. Nessa perspectiva de composição o livro traz, na primeira parte, os textos publicados em jornais locais e da capital. São Fragmentos de pesquisas, indícios de experiências em sala de aula e do contato com colegas das escolas do município de Cáceres. Na segunda parte, Textos em contextos, estão selecionados aqueles textos frutos de prefácios, posfácios e apresentações que fizeram da autora co-partícipe de textos de escritores mato-grossenses. Por último, Estudos acadêmicos, resumo parte da produção considerada mais significativa para repensar as identidades mato-grossenses, os matogrossismos espaço-temporais e conceituais.  

A obra estabelece pontes conceituais entre as imagens do passado e do contemporâneo, ligações pouco percebidas por estudiosos que enxergam a literatura pela lente de microscópios. A autora vai em direção contrária. Parte da visão sistêmica, relacionando obras no tempo e no espaço para compor um quadro que permite ao leitor entender sua trajetória profissional como estudiosa da literatura e a perspectiva utilizadas para compor esse quebra-cabeças chamado Mato Grosso. (Com trechos extraído do livro)

 

 




fonte: Da Redação



AREEIRA rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
sicredi
SEcretaria Saúde
rotary alimento
High Society
Parabenizamos a linda Valentina Figueiredo que foi aprovada no vestibular de medicina da Unic. Merecidamente você conseguiu! E hoje os aplausos são todos para você! Parabéns! A força de vontade e a persistência trouxeram você a esse momento tão especial. Temos a convicção que essa conquista é o início de muitas outras...Que essa nova fase seja repleta de aprendizado e vitórias.  Um brinde ao casal Amarildo Merotti e Adriana Maciel Mendes, que celebraram mais um ano de casados, mais um ano de vida ungida pelas mãos de Deus. Desejamos que a felicidade continue fazendo parte do seu enlace matrimonial e que mais anos abençoados se possam acrescentar a todos aqueles que já contaram juntos. Um abraço forte a esse casal que tem fé no amor. Lançado o livro “Cáceres, Passado e presente de uma geografia poética” que proporciona ao leitor a arte em forma de poesia escrito pela ilustre cacerense Olga Castrillon Mendes, revelando a beleza histórica, cultural e religiosa da cidade com imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Rai Reis.  O livro valoriza e difundi a Princesinha, reconhecendo a importância e relevância do conjunto arquitetônico existente, como também o conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal. Aplausos pelo belíssimo trabalho que teve apoio da ALMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres. Fica a dica de leitura.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados