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Atuação das mulheres negras nos negócios em Mato Grosso
Data:20/11/2020 - Hora:08h38
Atuação das mulheres negras nos negócios em Mato Grosso
Helem, sócia do salão Crisálida (Foto: Assessoria)

Mato Grosso tem 91 mil mulheres negras donas de negócio. O Estado ocupa o 16° lugar entre as capitais, com uma participação relativa de 59%. Em todo o país existem cerca de 4,7 milhões de mulheres negras donas de negócio. São Paulo tem o maior contingente (642 mil), mas a maior participação relativa no total, por unidade da federação (UF), está na Bahia, com 83%. 

Os dados fazem parte de levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e referem-se ao primeiro trimestre de 2019. 

A pesquisa reflete as desigualdades entre brancas e negras em vários aspectos. As mulheres donas de negócios têm maior escolaridade que os homens (16% maior), no entanto, as negras têm, em média, 1,7 ano a menos de escolaridade que as brancas empresárias e estão há menos tempo no mercado que as brancas, 73% contra 79%. A proporção de negras que possui CNPJ (21%) é a metade da verificada no grupo das mulheres brancas (42%). As mulheres donas de negócio ganham 17% a menos que os homens e as negras ganham 49% menos do que as brancas. 

Helem Sílvia Soares, 30 anos, sócia do salão Crisálida, que atende exclusivamente clientes com cabelos ondulados, encaracolados, cacheados e crespos, conta que sua maior dificuldade para abrir um negócio foi financeira. Começou num quartinho em sua casa, que depois se transformou num espaço maior construído pelo pai, até que se mudou para um ponto comercial onde está até hoje. Isso depois do irmão Rogério Carolino Soares, ter sido demitido e usado o dinheiro da indenização para se tornar sócio dela. Outra barreira foi o preconceito contra a profissão de cabeleireira. “As pessoas me perguntavam como eu poderia tratar de cabelo se o meu cabelo era ruim. No curso, questionava as professoras sobre cortes que não ‘podiam’ ser feitos em negras”. 

Antes de montar o Crisálida, ela trabalhou como auxiliar de cabeleireira num salão tradicional de classe média alta e foi lá que começou a se questionar sobre o trabalho que fazia, limitado a alisar, escovar e fazer permanente afro. 

Ela buscou conhecimento e experiências de salões exclusivos para cabelo crespo e conta que ao visitar um empreendimento em Rondônia, percebeu de cara que era aquilo que queria para sua vida. 

Durante a pandemia de covid-19, o salão ficou fechado por dois períodos em mais de 40 dias em cada um deles. No entanto, ela conta que tinham dinheiro guardado e conseguiram sobreviver e ainda ajudaram os dois funcionários que trabalham no regime Salão Parceiro. 

Se para muitos a pandemia foi ruim, para Helem não. “Houve um boom de transição capilar durante a pandemia e o volume de clientes cresceu muito. Tanto que vamos fazer uma minirreforma para ampliar o espaço”. Mulheres que alisavam ou tingiam os cabelos quimicamente abandonaram o hábito durante a pandemia e estão se readaptando aos cabelos naturais, por isso a grande procura pelo salão. 

Ivonete Guarino, 33, também recorreu a sua experiência pessoal para abrir startup VoContigo, um serviço de transporte de pessoas especializado em idosos. Depois de viver o drama com doentes na família ela resolveu criar um serviço para aplacar as “dores” de outras pessoas que vivem esse tipo de situação. 

Para testar a viabilidade do projeto, ela mesma atuou como motorista do projeto piloto da empresa e começou a operar em março desse ano. “Veio a pandemia e parou tudo. Em outubro, retomou o projeto com motoristas parceiros, escolhidos a partir de indicação e validados após avaliação psicológica”, conta. 

Ela explica que tem cinco motoristas validades e 12 na lista para a seleção. Reforça que os eixos da empresa são segurança, humanização e afeto no transporte de idosos. 

A empresa disponibiliza três produtos, todos solicitados por WhatsApp: corrida avulsa, pacotes personalizados e serviço de concierge (em que o motorista acompanha o idoso numa consulta médica, por exemplo). Ivonete reforça que ela vende um know-how calcado em tudo que já passou, o que gera confiança nos clientes. 

 

 




fonte: Assessoria



rotary JBA AREEIRA
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