Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Eleitor deve estar atento ao local de votação, evitar aglomeração e seguir protocolo sanitário
Data:13/11/2020 - Hora:08h57
Eleitor deve estar atento ao local de votação, evitar aglomeração e seguir protocolo sanitário
Eleitor deve estar atento ao local de votação (Foto: JCC)
No domingo, dia 15, eleitores de todo o país vão as urnas para o importante exercício da cidadania. No total, são mais de 147 milhões de pessoas que poderão escolher seus representantes na esfera municipal pelos próximos quatro anos.
Em Cáceres  64.839 eleitores estão aptos a votar, lembrando que mesmo aqueles que não compareceram à revisão de eleitorado (biometria) poderão votar, sendo cerca de 10 mil pessoas do município, que tiveram restabelecido o título de eleitor em razão da pandemia. Esse precedente aberto vale para a eleição, após, esses títulos voltarão a situação de cancelado, devendo o eleitor procurar atendimento no Cartório.  
Iury da Costa e Faria, Chefe do Cartório da 6ª Zona Eleitoral em Cáceres, destaca que é muito importante, que o eleitor se oriente, buscando com antecedência informações sobre o local onde vota e a seção, ressaltando que essas informações podem ser obtidas facilmente, através do aplicativo da Justiça Eleitoral chamado de eTítulo,  ou mesmo por meio de consulta ao site do TRE-MT: www.tre-mt.jus.br.  Ele ainda informou que as seções da Escola Estadual Onze de Março foram transferidas para o SENAI, localizado na Rua Coronel Ponce, 637.
Exercer a cidadania em meio à pandemia requer muito mais que o ato de votar, exigirá do eleitor atenção especial com a saúde, sendo necessário e obrigatório o uso de máscara para ser admitido nos locais de votação. Nesse contexto, o Tribunal Superior Eleitoral adotou um plano de segurança sanitária, com o objetivo de evitar riscos de contágio do novo coronavírus. Dentre as medidas anunciadas, estão a mudança no horário de votação: as eleições, que originalmente ocorriam das 08h às 17h, serão realizadas das 7h às 17h. Além disso, para garantir a segurança da população e dos mesários, a regra será redobrar as medidas de proteção e prevenção e seguir as recomendações sanitárias. Entre as regras não será admitida aglomeração nos locais de votação, devendo o eleitor exercer o voto e se retirar, de imediato e haverá horário especial para pessoas do grupo de risco, sendo das 7h às 10h.
Outra recomendação é que cada eleitor leve sua própria caneta, evitando maior contato e, em consequência a disseminação do vírus.  
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto, seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
De acordo com Iury, a pandemia também modificou a apuração das urnas, que este ano será  realizada no Cartório Eleitoral e como medida para evitar aglomeração só será permitido  a entrada de 01 representante de cada partido ou coligação, portanto 5 pessoas, representantes da imprensa que veicularam o Horário Gratuito, além das pessoas a serviço da Justiça Eleitoral.  
Os eleitores poderão acompanhar o resultado pelos aplicativos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados. Já o Boletim na Mão disponibiliza ao cidadão uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito. Todos os aplicativos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral.
 
Iury da Costa Faria - Chefe do Cartório´da 6ª Zona  Eleitoral (Foto: Arquivo)



fonte: Da Redação



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
rotary
Multivida
zoom
High Society
Linda, elegante e acima de tudo competente. Hoje nosso destaque VIP é endereçado a Master Coach Eliane Ribeiro, que celebra mais um aniversário. Que Deus lhe conceda muitas vitórias, saúde e muitos anos de vida. Parabéns!!! Hoje o brinde é especial ao companheiro do Rotary Club de Cáceres, Lino Tadeu Tavares Alves que festeja ao lado da esposa Mirna (foto) mais um ano de vida. Nosso brinde a você é de Saúde, Amor, Prosperidades e Felicidades sempre.  Marcando mais um golaço no placar da vida o nosso querido amigo de longas datas Elson Pires, a quem esta coluna deseja paz, amor e saúde.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados