Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Olhar com fé para a morte traz visão verdadeira da vida
Data:13/11/2020 - Hora:08h11
Olhar com fé para a morte traz visão verdadeira da vida
Divulgação

 

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais” (João 11,25-26). Esse trecho do Evangelho de São João norteou a homilia do Papa Francisco. A celebração foi dedicada à memória dos 150 bispos e cardeais falecidos no último ano. 

Segundo o Pontífice, a frase dita por Jesus a Marta pode ser vista como uma autorrevelação, pois suas palavras prevalecem sobre a escuridão e o grave luto causado pela morte de Lázaro. Marta, recordou o Santo Padre, professa sua fé quando afirma: “Eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo” (João 11,27). “A esperança de Marta se desloca para o presente. A ressurreição já está perto dela, presente na pessoa de Cristo”, complementou. 

Jesus chama homens e mulheres a crerem na ressurreição não como uma miragem, mas como um acontecimento presente que já os toca, afirmou o Papa. A esperança do cristão, observou Francisco, não dissimula a desolação que se sente humanamente diante da morte. 

“O próprio Jesus ao ver as irmãs de Lázaro chorando, não escondeu sua comoção – como descreve São João, Ele começou a chorar. Solidário conosco em tudo, menos no pecado, também experimentou o luto e a amargura das lágrimas diante da perda de uma pessoa querida”, destacou o Pontífice. 

O Santo Padre disse que o choro de Jesus não diminui a luz da verdade que emana da sua revelação e que se faz presente na ressurreição de Lázaro. “Neste dia, portanto, é a nós que o Senhor repete: ‘Eu sou a ressurreição e a vida’. Ele nos chama a renovar o grande salto da fé, entrando desde agora à luz da ressurreição”. 

Ao afirmar que todo aquele que vive e crê n’Ele não morrerá para sempre, Jesus questiona Marta: “Crês nisto?”. Acreditar nas palavras de Cristo muda a forma de homens e mulheres verem as coisas. O Papa destacou que o olhar da fé vê o invisível e faz com que cada acontecimento seja avaliado sob outra dimensão, a da eternidade. 

Ao recordar o livro bíblico da Sabedoria, o Pontífice afirmou que, na perspectiva da fé, a morte não aparece como uma desgraça, mas como um ato providencial do Senhor, cujo pensamentos não coincidem com os pensamentos humanos. “Segundo a perspectiva de Deus, uma verdadeira velhice é uma vida imaculada. Os desígnios amorosos de Deus sobre os seus escolhidos escapam à realidade mundana”. 

Diante da oração pelos cardeais e bispos falecidos no último ano, o Papa exortou os fiéis a pedirem ao Senhor que ajude todos a considerarem corretamente a sua parábola existencial. “Pedimos para dissolver esta tristeza negativa que, às vezes, se apodera de nós como se tudo acabasse com a morte. Trata-se de um pensamento distante da fé que vem se juntar ao medo humano de ter que morrer e que ninguém pode considerar-se totalmente imune”, refletiu. 

Francisco defendeu que, perante o enigma da morte, os cristãos devem converter-se. “Diariamente somos chamados a ir mais além da imagem que instintivamente temos de que a morte é a aniquilação total de uma pessoa, transcender a aparência visível dos pensamentos prefixados e óbvios, às opiniões comuns, para confiarmos plenamente no Senhor que declara: ‘Eu sou a ressurreição e a vida’”. 

As palavras de autorrevelação de Jesus, se acolhidas com fé – sublinhou o Santo Padre, fazem com que as orações aos falecidos sejam verdadeiramente cristãs e permitem que todos tenham uma visão verídica da existência, compreendendo o sentido e o valor do bem que os mortos realizaram, do serviço que executaram de forma altruísta e compreender o que significa viver aspirando, não a uma pátria terrena, mas a uma melhor, isto é, a pátria celeste. 

“Recordemos com gratidão o testemunho dos cardeais e bispos falecidos que viveram a fidelidade à vontade divina. Rezemos por eles procurando seguir o seu exemplo. Que o Senhor derrame sempre o seu espírito de sabedoria sobre nós, particularmente neste tempo de provação, sobretudo nessas horas que o caminho se torna mais difícil, Ele não nos abandona e permanece conosco, fiel à sua promessa: “Eu estarei sempre convosco até o fim dos tempos” (Mt 28,20). 




fonte: VaticanNews



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados